Já estão disponíveis para encomenda em toda a Europa os novos Ford S-MAX Hybrid, um SAV (Sports Activity Vehicle) de sete lugares, e Ford Galaxy Hybrid, ambos com motorização full hybrid.

Estes são dois dos 17 veículos eletrificados que a Ford se prepara para apresentar, na Europa, até final de 2021.

Segundo Roelant de Waard, diretor-geral de Veículos de Passageiros da Ford Europa, a Ford está a disponibilizar uma “oferta alargada” de motorizações eletrificadas, desde tecnologia mild hybrid até versões totalmente elétricas”.

O compromisso da marca com a redução de emissões é evidente: ao incorporar um propulsor híbrido, a gasolina e elétrico, no S-MAX, por exemplo, foi possível reduzir as emissões de CO2 em mais de 10% quando comparadas com um motor diesel EcoBlue equivalente.

O novo S-MAX Hybrid

ford hybrid

O novo SAV da Ford está equipado com um motor a gasolina de 2,5 litros com funcionamento segundo o ciclo Atkinson e um motor elétrico, prefazendo um total de 190 cv que são coadjuvados pela bateria de iões de lítio de 1,1 kWh de capacidade e uma transmissão do tipo powersplit (variação contínua) de última geração.

A bateria de iões de lítio com 60 células está colocada debaixo do compartimento de carga, numa estrutura estanque e é refrigerada por um líquido que permite que as células sejam colocadas muito próximas umas das outras, permitindo assim um melhor aproveitamento do espaço.

A colocação da bateria, estrategicamente posicionada, permite ao S-MAX transportar objetos com quase um metro de altura e mais de um metro de largura. Mesmo na configuração de sete lugares, ficam disponíveis 285 litros de capacidade de carga.

Quanto a números, o motor elétrico do S-MAX permite um consumo de combustível de 6,4 l/100 km e emissões de CO2 entre os 146 e os 147 g/km, fazendo assim concorrência direta com os motores diesel EcoBlue da marca.

Já a capacidade de reboque máxima é de 1.750 kg na versão de cinco lugares e de 1.560 kg na versão com lotação para sete passageiros. Atrás da primeira fila de bancos é possível chegar-se aos 2.200 litros de capacidade de carga.

https://fleetmagazine.pt/2020/11/18/ford-telematics/

O novo Galaxy Hybrid

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Disponível também como sistema presente no S-MAX Hybrid, o novo Galaxy Hybrid pretende ser a solução de primeira classe para sete ocupantes.

Os consumos deste monovolume familiar são de 6,4-6,5 l/100 km e as emissões de CO2 situam-se no intervalo 148-149 g/km.

Neste modelo, e tal como no S-MAX, a Ford procurou oferecer o maior “sentido prático” e de espaço, sendo que há mais de um metro de espaço livre para a cabeça nas primeira e segunda filas.

A capacidade de carga logo após a primeira fila de bancos é de 2.339 litros e de 300 litros quando configurado para sete lugares.

Em Portugal é disponibilizado na versão Titanium.

Os novos S-MAX Hybrid e Galaxy Hybrid, bem como os seus conjuntos de baterias de iões de lítio, são fabricados em Valência, Espanha.