A Ford apresentou o novo Tourneo Connect, um veículo multiusos que estará disponível para encomenda no início de 2022, com as primeiras entregas previstas para o final do primeiro trimestre desse ano.

O novo Tourneo Connect é um carro construído com um interior flexível e capacidade para sete ocupantes, podendo ser configurado em dois comprimentos de carroçaria – um veículo idealizado para diversos tipos de necessidades, desde o transporte de equipamentos à utilização profissional em pequenas empresas.

Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro para a Europa, diz que a Ford tomou em conta as qualidades que os clientes valorizam e criou um novo Tourneo Connect “apto a enfrentar qualquer desafio, seja ele trabalho ou lazer”.

Um Tourneo Connect flexível

Este novo veículo garante uma lotação de sete lugares em ambas as versões de comprimento (L1 e L2).

A flexibilidade deste carro traduz-se na possibilidade de rebater, dobrar ou remover a segunda e terceira filas de bancos. Dessa forma pode ser criada uma zona de carga para equipamentos de trabalho ou desportivos.

Também o banco da frente é rebatível, o que garante o transporte de objetos até três metros de comprimento.

A carga é facilitada pelas duas portas laterais deslizantes.

Configurações possíveis

  • L2: até 3,1 metros cúbicos de volume de carga; comprimento máximo de carga de 2,26 m até à primeira fila de bancos, 1,45 m até aos bancos traseiros e 629 mm até à terceira fila
  • L1: até 2,6 metros cúbicos de volume da carga; comprimento máximo de carga de 1,91 m até à primeira fila de bancos, 1,10 m até aos bancos traseiros e 317 mm até à terceira fila

Motores e consumos da nova Tourneo Connect

A gama de motores inclui um bloco a gasolina EcoBoost 1.5 com 114 cv e 220 Nm de binário máximo e dois motores diesel EcoBlue 2.0 (um com 122 cv e 320 Nm de binário e outro com 112 cv e 280 Nm de binário).

Todas as versões apresentam uma transmissão manual de seis velocidades de série. Por outro lado, o cliente pode optar por uma caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem.

Uma das novidades é a tração integral, disponível apenas na versão EcoBlue 2.0 de 122 cv e caixa manual de seis velocidades.

https://fleetmagazine.pt/2020/07/09/fordpass-connect/

Tecnologia e assistência ao condutor

Todas as versões da nova Tourneo Connect contam com um ecrã tátil de 8,25 polegadas (de série) no painel de instrumentos. Há um opcional de 10 polegadas.

Este ecrã possui controlos de navegação, áudio e climatização do habitáculo, sendo que outro tipo de funcionalidades, como é o caso da conectividade telefónica, informações do veículo e configurações áudio, sem encontram agrupadas em submenus.

Também opcional é o painel de instrumentos digital avançado. Com um ecrã de 10,25 polegadas, pode funcionar em conjunto com o sistema central de infotainment.

Os Tourneo Connect equipados com este ecrã apresentam um modem FordPass Connect que permite aos clientes Ford estarem conectados na estrada.

Através do telefone, e com recurso às apps FordPass ou FordPass Pro, os clientes Tourneo Connect podem visualizar e controlar o estado das luzes, janelas e portas ou trancar e destrancar o veículo, entre outras funções de gestão do veículo.

No campo da assistência ao condutor, a nova Tourneo Connect integra 19 tecnologias. De série, estão disponíveis:

  • Assistência Pré-Colisão com Travagem de Emergência Automática e Alerta de Colisão Frontal
  • Sistema de Manutenção na Faixa
  • Alerta do Condutor
  • Controlo de Velocidade
  • Sistema de Limitação de Velocidade Regulável
  • Assistência de Arranque em Subida
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

Como opcionais, a Ford disponibiliza Controlo de Cruzeiro Adaptativo, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Sistema de Informação de Ângulo morto e Alerta de Trânsito Cruzado.

tourneo connect