A Ford Tourneo Custom de passageiros vai estrear um conjunto de novos motores assentes num bloco diesel EcoBlue de 2,0 litros mais eficiente e potente, que podem incluir tecnologia EcoBlue Hybrid.
Entre os sistemas de apoio à condução passa também a incluir a Assistência Activa ao Estacionamento.
Mecânicamente optimizado, de modo a garantir uma melhoria até 6%(*) em termos de eficiência de combustível (ver tabela mais abaixo), gerando uma inerente redução dos custos de utilização, o motor 2.0 EcoBlue da Ford passará a ter uma nova variante de 185 cv e 415 Nm de binário.
Com capacidade máxima de 9 ocupantes e respectiva bagagem, a Tourneo Custom será igualmente o primeiro veículo da sua classe a propor uma tecnologia mild hybrid de 48 volts.
Esta variante EcoBlue Hybrid proporciona uma expectável melhoria nos consumos de cerca de 3% com base na norma WLTP, em comparação com as versões que não disponham, e com benefícios reforçados em ambiente de condução urbana de pára/arranca.
A inclusão, a bordo, do modem FordPass Connect, torna a Tourneo Custom num hotspot Wi-Fi para um máximo de 10 aparelhos, complementando o leque de novas soluções tecnológicas de ajuda à condução, nomeadamente em termos de estacionamento, reboque e para evitar colisões ou até multas por excesso de velocidade, dando-lhes uma maior confiança ao volante.
Dispondo de configuração de 8 ou 9 lugares, a Tourneo Custom mantém-se como o único modelo do seu segmento a integrar 6 bancos individuais, sendo possível configurar as duas filas traseiras em formato de conferência.
Poderá optar-se entre variantes de chassis curto ou longo, sendo que este último oferece mais capacidade de transporte de bagagem atrás da 3.ª fila de bancos.
Após o lançamento do novo modelo, no início de 2018, apresentando um novo interior, mais premium, bem como uma novo e mais elegante design da secção frontal, a Ford comercializou 17.100 unidades da Tourneo Custom, representando um aumento de 28% face ao ano anterior.
Características dos motores
Entre as melhorias realizadas no sofisticado motor diesel Ford EcoBlue, de 2,0 litros incluem-se um design revisto ao turbocompressor de baixa inércia, que ajuda a garantir uma mais ampla faixa de potência, ao longo de um mais abrangente leque de rotações.
Um sistema de injecção de combustível, que eleva a pressão máxima aos 2.200 bar, ajuda a que se alcance um processo de combustão mais eficiente.
Para reduzir o atrito dentro do motor, adopta novos pistões em aço, com camisas de menor espessura do que as empregues no motor anterior, em alumínio fundido, agora descontinuado.
Uma bomba de óleo, de fluxo variável, reduz as denominadas perdas parasitas, adaptando o fornecimento de óleo consoante as necessidades.
O motor garante uma melhoria até 6%* em termos de eficiência, segundo as regras do WLTP) e cumprindo com as mais recentes e rigorosas emissões da norma Euro 6.
Para além desta nova variante de 185 CV, o motor 2.0 EcoBlue também está disponível nas variantes de 130 CV e 105 CV.
Motor | Emissões combinadas de CO2 (g/km) estimadas NEDC CO2MPAS | Emissões combinadas de CO2 (g/km) estimadas WLTP | Consumo combinado estimado (l/100 km) WLTP | |||
EcoBlue | EcoBlue Hybrid | EcoBlue Hybrid | EcoBlue Hybrid | EcoBlue | EcoBlue Hybrid | |
2,0 litros, 185 CV, manual | 154-164 | 137-147 | 187-232 | 183-227 | 7.2-8.9 | 7.0-8.7 |
2,0 litros, 130 CV, manual | 158-164 | 137-145 | 188-232 | 183-222 | 7.2-8.9 | 7.0-8.5 |
2,0 litros, 105 CV, manual | 157-164 | N/A | 187-232 | N/A | 7.1-8.9 | N/A |
2,0 litros, 130/185 CV, automática | 161-180 | N/A | 206-245 | N/A | 7.9-9.3 | N/A |
* Os valores oficiais homologados de consumos e emissões de CO2 serão publicados mais perto do início de comercialização
Tecnologia Mild Hybrid
Como se verifica no quadro anterior, com a tecnologia de 48 V há alguns ganhos de consumo.
Disponibilizada em determinadas variantes de transmissão manual possui um sistema de arranque/gerador por correia (BISG) integrado substitui o alternador comum, para permitir a recuperação e armazenamento da energia gerada pelo veículo em desaceleração, carregando, desse modo, o pack de baterias de iões de lítio de 48 volts.
O BISG também opera como motor, recorrendo à energia armazenada para proporcionar assistência ao binário em condução normal e acelerações, bem como no fornecimento de energia aos sistemas eléctricos de suporte.
A tecnologia Auto Start-Stop do motor EcoBlue Hybrid opera em outras situações, nomeadamente quando o veículo se encontra parado com uma mudança engrenada ou em desaceleração rumo a uma paragem.
O condutor pode ajustar a velocidade em desaceleração a que o Auto Start-Stop opera, seleccionando 12 km/h, 16 km/h ou 20 km/h.
Todos os motores da Tourneo Custom também beneficiam de um ECO Mode seleccionável para ajudar a reduzir ainda mais os consumos. Este equipamento optimiza as configurações e definições do veículo para maximizar os consumos.
Tecnologias conectadas e inteligentes
A tecnologia do modem FordPass Connect a bordo, sistema que é de série para ambos os ecrãs tácteis de 4 e 8 polegadas, permite a que cada ocupante beneficie da conectividade Wi- Fi, bem como de um leque de sistemas que podem ser acedidos através da app móvel FordPass, tornando a posse do veículo e a experiência de operação ainda mais fácil e produtiva.
Abrange o Estado do Veículo, a sua Localização, a Abertura/Fecho Remoto e, para as variantes de caixa automática, o Arranque Remoto do Motor.
Para os operadores de frotas ou de negócios, o sistema FordPass Connect também irá permitir que os clientes melhorem a utilização do veículo e optimizem os custos operacionais, nomeadamente através dos novos produtos das áreas Ford Telematics e Ford Data Services, que estão a ser lançados ao longo do presente ano.
Entre as tecnologias de apoio à condução presentes, em estreia, no Tourneo Custom, destacam-se:
- Sistema de Informação de Ângulo Morto com sistema de Reboque, garantindo uma maior abrangência da área de ângulo morto do veículo, incluindo a área do reboque, até um máximo de 10 metros de comprimento;
- Cruise Control Adaptativo com Limitador de Velocidade Inteligente, que combina a função de Reconhecimento de Sinais de Trânsito com o Cruise Control Adaptativo, ajudando os condutores a manterem-se dentro dos limites de velocidade;
- Ajuda à Manutenção de Faixa, que monitoriza as marcações no piso à frente do veículo, apoiando activamente o condutor a reconduzir o veículo, em total segurança, para a faixa correcta, com um simples “toque” no volante na direcção correcta;
- Assistência Activa ao Estacionamento, que ajuda a manobrar o veículo para um lugar de estacionamento, ou a sair do mesmo, em espaços em paralelo e perpendiculares,
com o condutor a ter apenas de controlar a aceleração e travagem; - A Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões, sistema que recorre a uma câmara apontada para a frente do veículo e a um radar para detectar pessoas ou veículos na estrada, aplicando automaticamente os travões se o condutor não responder aos avisos. O sistema é agora capaz de detectar peões à noite, quando
iluminados pelos faróis.