A Ford Transit Custom de 1 tonelada foi equipada com novos blocos EcoBlue diesel, EcoBlue Hybrid e Plug-In Hybrid.

Além do motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros, com 105, 130, 170 cv ou 185 cv, a Transit Custom passa também a ter propulsão EcoBlue Hybrid, inédita no segmento.

Graças a este motor, a Transit Custom regista emissões de CO2 a partir de 175 g/km e consumos a partir de 6,7 l/100 km (ciclo WLTP).

A partir de 2020, a gama Transit Custom vai poder contar também de uma versão Plug-In Hybrid, com emissões CO2 a partir de 60g/km e consumos a partir de 2,7 l/100km (NEDC).

Esta variante conta com o pequeno motor de 3 cilindros com 1,0 litro e 120 cv como gerador de energia, servindo somente como extensor de energia.

A Ford Transit Custom Plug-in possui:

  • Bateria de iões de lítio com 13.6 kWh, com garantia de 8 anos/160 mil quilómetros
  • Propulsor elétrico motriz ao eixo dianteiro com 92.9 kW (126 cv)

Tem como principais características:

  • O motor eléctrico é o único a exercer força motriz;
  • O motor a gasolina serve apenas para gerar energia (funciona com extensor de autonomia);
  • A autonomia em modo 100% elétrico é de até 56 km (Van);
  • Possui sistema regenerador da energia de desaceleração e travagem;
  • A partir de uma tomada localizada no interior do pára-choques dianteiro, os tempos de carga da Transit Custom Plug-In Hybrid são: 4,3 horas a uma tomada doméstica de 240V/10A ou 2,7 horas, utilizando um carregador comercial tipo 2 AC;
  • Possui um módulo de Geofencing (perímetro geográfico virtual) para comutar automaticamente o veículo para o Modo EV ao entrar em zonas de baixas emissões
  • Permite operar equipamentos eléctricos de alta voltagem a partir da bateria. Disponível em opção, o Epower Pack de 12V admite a utilização de equipamentos elétricos de alta tensão, tais como ferramentas eléctricas ou iluminação de trabalho, a partir da bateria de alta voltagem do veículo, recorrendo a uma ligação facilmente acessível que fornece até 6 kW de potência.

A Transit Custom Plug-In Hybrid, proposta numa única variante L1 H1 com carroçarias Van, tem capacidade de carga até 1.130 kg e 6.0 m3 de volume (Van L1 H1), graças à colocação das baterias sob o piso.

Está disponível nas versões Base, Trend e Limited, sendo esta a mais requintada. Todas as versões vêm equipadas de série com sistema de ar-condicionado no habitáculo e pára-brisas aquecido.

Proposto no nível equipamento Titanium, está igualmente disponível numa confortável e luxuosa versão de 8 lugares, Tourneo Custom Plug-In (3,1 l/100 km, 70 g/km CO2, autonomia EV para 53 km, NEDC).

Continua também a oferecer a possibilidade, única no segmento, de organizar as duas filas traseiras de bancos em formato conferência, proporcionando excelente acesso e maior interacção entre passageiros, ou em duas filas de três bancos voltados para a frente.

Existem quatro modos EV selecionáveis:

  • EV Auto: destina-se a providenciar uma combinação optimizada entre performance e eficiência. Os algoritmos de controlo do veículo monitorizam os níveis de energia da bateria e cenário de condução do momento – tais como condução em auto-estrada ou em pára-arranca – para decidir sobre a necessidade de activar o extensor de autonomia;
  • EV Now: dá prioridade à utilização da energia armazenada na bateria para uma condução sem emissões, desactivando o extensor de autonomia até os níveis da bateria atingirem a carga mínima;
  • EV Later: dá prioridade ao extensor de autonomia e mobiliza a carga por regeneração de forma a manter eficazmente o nível de carga da bateria do momento, pronta para utilização posterior;
  • EV Charge: utiliza o extensor de autonomia para propulsionar o veículo e repor a carga máxima da bateria para quando for necessário conduzir no modo EV Now.

A Transit Custom passou também a contar com novas tecnologias de assistência ao condutor e de conectividade, que incluem o sistema de entretenimento e comunicação Ford SYNC 3, disponível em opção, que pode ser operado por comandos de voz ou através de gestos de toque e deslize no ecrã táctil de oito polegadas.

Juntamente com a nova tecnologia de modem de bordo FordPass Connect, montada de série, as novas funcionalidades de assistência ao condutor, em opção, incluem:

  • Sistema de Informação de Ângulo Morto com sistema Trailer Tow;
  • Controlo de Velocidade Adaptativo com Limitador de Velocidade Inteligente;
  • Ajuda à Manutenção de Faixa;
  • Assistente de Estacionamento Activo:
  • Assistente de Pré-Colisão com Deteção de Peões

As versões Transit Custom e Tourneo Custom PHEV só chegarão ao mercado em Março/Abril 2020.

Mas já disponível para encomenda estão as versões a gasóleo e ecohybrid, com as primeiras unidades a serem entregues antes do final de 2019.

Galeria de Imagens da Ford Transit Custom e Tourneo