Volkswagen e a Ford assinaram também um memorando de entendimento para explorar novas oportunidades
O desenlace da relação anunciada em junho de 2018 entre a Volkswagen AG e a Ford Motor Company foi oficialmente confirmada.
Esta aliança estratégica vai permitir aos dois construtores partilharem sinergias de investigação, desenvolvimento e fabrico, devendo vir a acelerar o desenvolvimento de novos produtos com necessidade de menos investimento.
Além disso, deverá permitir à Ford ter modelos com melhor penetração no mercado europeu e à Volkswagen posicionar-se melhor no mercado norte-americano, depois da polémica das emissões que abalou a imagem do grupo alemão.
Por isso, o entendimento poderá não cingir-se apenas aos modelos comerciais.
http://fleetmagazine.pt/2018/10/21/ford-volkswagen/
É também mais um indício da necessidade de concentração dos grandes construtores para fazerem face às cada vez mais restritas exigências ambientais, com a previsível redução futura da produção automóvel.
Herbert Diess, CEO da Volkswagen, e Jim Hackett, CEO da Ford, confirmaram então que as companhias pretendem desenvolver veículos comerciais e pick-ups médias para os mercados globais, o mais tardar em 2022.
Como é de esperar, o objetivo desta aliança é contribuir para significativas economias de escala e aumentos de eficiências, de modo a que ambas as companhias partilhem investimentos em arquiteturas de veículos que proporcionem tecnologias e capacidades distintas.
As companhias estimam que a cooperação nos veículos comerciais e pick-ups irá permitir, a partir de 2023, uma melhoria nos resultados operacionais anuais antes de impostos.
Para além disso, a Volkswagen e a Ford assinaram um memorando de entendimento para a investigação de uma colaboração em veículos autónomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos, e iniciaram a exploração de oportunidades.
Ambas as companhias também afirmaram estar abertas a considerar programas adicionais de veículos no futuro.
Esta aliança, que não acarreta quaisquer cedências de capital entre as duas companhias, será gerida por um comité conjunto.
Colaboração nos veículos comerciais e pick-ups
A Ford e a Volkswagen contam ambos com sólidos negócios de veículos comerciais e pick-ups em todo o mundo, integrando modelos populares como sejam as gamas Ford Transit e Ranger, bem como as gamas Volkswagen Transporter, Caddy e Amarok.
Em 2018, os volumes combinados de veículos comerciais ligeiros de ambas as companhias totalizaram cerca de 1,2 milhões de unidades em todo o mundo, produção que poderá representar o maior volume colaborativo de um sector em plena ascensão no domínio da produção.
A procura por pick-ups de média dimensão e de veículos comerciais deverá crescer globalmente nos próximos 5 anos. A aliança irá permitir que as empresas partilhem custos de desenvolvimento, alavancando as suas capacidades de produção, aumentar as competências e a competitividade dos seus veículos, gerando maiores eficiências de custos, ao mesmo tempo que se mantêm distintas as características de cada marca.
Através da aliança, a Ford irá projectar e construir pick-ups médias para ambas as companhias, propostas que deverão chegar ao mercado o mais tardar em 2022.
Igualmente para ambas as entidades, a Ford pretende ainda projectar e construir veículos comerciais de grande dimensão destinados a clientes europeus, enquanto a Volkswagen pretende desenvolver e construir um veículo comercial citadino.