O comportamento dos condutores é a causa de 90% da sinistralidade e 33% do consumo de combustível de uma frota, de acordo com dados apresentados no primeiro Workshop Condução Eficiente, promovido pela Fleet Magazine.

Mas o que é que um gestor deve fazer para melhorar a eficiência da sua frota do ponto de vista da redução de consumos?

  1. Compreender o comportamento dos condutores
  2. Incutir novos métodos para reduzir o nível de exposição ao risco de acidente e aumentar a eficiência. E isto passa por programas de condução eficiente assentes no comportamento do condutor e numa formação prática com demonstração real
  3. Boa comunicação interna. A divulgação periódica de resultados de eficiência pode ser uma das formas de estimular uma competição interna.
  4. Implementação de uma política de responsabilização dos condutores, com recurso a sistema de controlo eletrónico e de georreferenciação para controlo dos consumos. Incluindo a utilização de algumas ferramentas informáticas de gestão em tempo real, para prevenção e correção imediata de desvios.

Para as empresas, a alteração de padrões de utilização da frota terá seguramente efeitos práticos na redução da sinistralidade rodoviária e nos encargos com os seguros, com consequente diminuição do tempo e dos custos de imobilização da viatura em caso de acidente, numa poupança com o combustível, manutenção e recondicionamento de veículos, além de uma menor pegada de carbono da organização.