A Forthing está a preparar a sua entrada no mercado automóvel português com três modelos.

A marca de ligeiros de passageiros pertencente à Dongfeng Liuzhou Motor Co., Ltc, será trazida para Portugal pelo Grupo Auto-Industrial, mais concretamente pela empresa Solmotor, S.A..

Há mais de 100 anos presente no sector automóvel português e atuando nas áreas do Comércio Automóvel, importação e distribuição de tratores e máquinas agrícolas, equipamentos náuticos e até de produtos de micromobilidade elétrica, o Grupo Auto-Industrial assume agora a importação e comercialização de uma marca que, nas palavras de Alfredo Leite Santos, membro do Conselho de Administração do Grupo Auto-Industrial, “representa um marco de grande importância na trajetória da empresa e um passo decisivo na concretização de uma visão de futuro sólida e inovadora”.

Quanto à Forthing, o seu posicionamento é claro. Assume-se como marca automóvel de gama média superior, com diferentes soluções de carroçaria (berlinas familiares, SUV e MPV), com foco na relação custo/eficácia/praticidade.

Como tal, propõe na chegada ao nosso país uma gama diversificada composta por três modelos e quatro versões.

A Solmotor, Lda., empresa do grupo Auto-Industrial que representa marcas de micro mobilidade elétrica, será a responsável pela importação dos automóveis FORTHING para Portugal e por garantir o serviço de assistência aos clientes. Fica localizada no Parque das Nações em Lisboa.

Fique a conhecer a gama Forthing e os preços de venda propostos

Friday EV

Trata-se de um SUV 100% elétrico de cinco portas com forte impacto visual. Tem 4,56 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,68 m de altura. A distância entre eixos é de 2,71 m. A capacidade da bagageira é de 480 litros, subindo este número para os 1.480 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Alimentado por um motor elétrico síncrono de íman permanente com 204 cv e 340 Nm de binário, equipa uma bateria de iões de lítio com 85 kWh de capacidade, capaz de assegurar, em ciclo combinado WLTP, uma autonomia de 510 km.

Quanto a tempos de carregamento, a Forthing assegura serem necessários apenas 45 minutos, num carregador de 80 kW para conseguir carregar a bateria dos 30 aos 80% da sua capacidade. Recorrendo a um carregador de 11 kW, o tempo de carga a 100% aumenta para oito horas.

Preços a começar nos 51.500 euros.

Friday HEV

É a versão híbrida do Friday, combinando em si mesma os pontos fortes de uma viatura híbrida com um motor a gasolina auxiliado por um motor elétrico com o fim da ansiedade de autonomia.

Mantém as mesmas dimensões e capacidade de bagageira que o seu irmão 100% elétrico.

Equipa um motor 1.5 litros Turbo de 170 cv com um bloco elétrico de 177 cv. Juntos debitam uma potência combinada de 279 cv, assistida por uma caixa automática DCT.

Preços a começar nos 38.500 euros.

U-Tour

É um MPV de sete lugares com quase 5 metros de comprimento (4,85 m), 1,9 m de largura e 1,71 m de altura. Tem uma distância entre eixos de 2,9 m e possui uma capacidade de bagageira de 234 litros (2.032 com os bancos traseiros rebatidos).

O Forthing U-Tour terá capacidade para transportar até sete passageiros

Equipa-o um motor 1.5 a gasolina de 197 cv, com binário de 285 Nm, coadjuvado por uma caixa automática DCT de sete velocidades.

Forthing U-Tour

Preços começam nos 37.500 euros.

S7

É uma berlina 100% elétrica com 4,93 m de comprimento que tem instalado um motor elétrico de 218 cv. Proporciona uma autonomia de até 420 km em ciclo combinado WLTP.

Recorrendo a um carregador doméstico de 6,6 kW, o S7 precisa de nove horas para carregar até 100% da capacidade da bateria. Já num posto de carregamento rápido de 120 kW de potência, serão preciso apenas 25 minutos para conseguir até 80% da capacidade da bateria.

Forthing S7

Preços começam nos 44.500 euros.

Mais modelos

Numa fase posterior, a Forthing já disse que vai colocar no mercado novos modelos, com as versões U-Tour HEV e Friday a combustão prometidas para breve.