Em Lisboa, a Nissan reuniu alguns dos seus parceiros para um dia dedicado à discussão e exposição de propostas para tornar a mobilidade mais inteligente. A marca acredita que para atingir esse objetivo é fundamental assentar a mobilidade em três pilares:
- Energia inteligente
- Condução inteligente
- Integração inteligente
O quarto Fórum Mobilidade Inteligente da Nissan trouxe a debate a mobilidade elétrica. Nas palavras de Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Ibéria, este Fórum serviu para a marca definir a sua missão: “melhorar a vida das pessoas e contribuir para a criação de um futuro melhor”.
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A Mobilidade Elétrica nas empresas
Anotnio Melica destacou a importância da mobilidade sustentável nas empresas, nunca esquecendo os acordos que a Nissan foi celebrando com algumas empresas para fornecimento de frotas elétricas.
Para 2020, a Nissan prevê incentivos de 2.250 euros para as empresas na aquisição de Nissan LEAF.
O responsável máximo da Nissan em Portugal falou nas vantagens da utilização de um veículo comercial ligeiro 100% elétrico por parte das empresas, dentre as quais se destacam:
- TCO mais vantajoso
- Benefícios fiscais na aquisição
- Pegada ecológica mais limpa de um veículo elétrico (VE)
Empresas presentes
A eCooltra foi uma das empresas de mobilidade presentes no Fórum.
Em 2019, a eCooltra recebeu da Nissan furgões 100% elétricos e-NV200 para fazer a troca de baterias das scooters. Segundo Paulo Martins, City Manager da empresa de mobilidade, estes furgões permitem operar na cidade sem ruído e é possível um controlo de custos muito maior.
Quando questionado acerca das vantagens de utilização de um furgão 100% elétrico na cidade, Martins disse: “as carrinhas a diesel que tínhamos tinham um custo de 800 euros por semana. As elétricas custam 200 por semana; Só tenho custos com pastilhas e pneus”.
A Galp também marcou presença no Fórum Mobilidade Inteligente, apresentando a FLOW, uma startup fruto de uma parceria entre a Galp e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA) – uma solução de mobilidade integrada para as frotas dos clientes Galp que inclui opções elétricas e a partilha de veículos.
Já a ADENE – Agência para a Energia, aproveitou para apresentar o seu sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis, o MOVE+.
Energia inteligente e conectividade inteligente
“Não estamos no negócio dos automóveis. Estamos no negócio da Mobilidade”
– Marco Fioravanti, vice-presidente de Planeamento de Produto da Nissan Europa
Criar maior conectividade entre as pessoas. A Nissan acredita que prever o futuro é pensar na mobilidade inteligente. Para tal, é necessário criar um ecossistema elétrico, no qual os veículos elétricos tenham acesso a infraestruturas de carregamento, “movimentando assim as pessoas para um mundo melhor”.
Actualmente com 450 mil VE a circular em todo o mundo, a Nissan assumiu a ambição de tomar a liderança da mobilidade elétrica. A marca quer garantir 42% de gama eletrificada até 2022, sendo que “embora não seja possível adiantar um número concreto, boa parte serão 100% elétricos”, disse Marco Fioravanti.
Em Portugal existem atualmente 4.800 VE Nissan. A marca estima que os seus VE evitem emissões de 11,2 mil toneladas de CO2 por ano.
Mobilidade Inteligente
Gareth Dunsmore, vice-presidente de Comunicação de Marketing, Experiência do Cliente e Serviços de Automóveis Conectados da Nissan Europe, apresentou a necessidade de adaptação e de relevância da marca perante os seus clientes.
O constante medo de perda de autonomia por parte dos consumidores é um desafio que a marca enfrenta, que decidiu apoiar e ouvir os seus clientes e compreender como é que estes se conseguem mover do ponto A ao ponto B.
A integração da Mobilidade como um Serviço (MaaS) é outra das propostas da Nissan, que nas palavras de Yannick Raffin, responsável pela Estratégia de Zero Emissões e Infraestruturas da Nissan Europa, acredita que integrar os serviços ao dispor dos cidadãos é o caminho a seguir.
Outro dos desafios adiantados por Raffin passa pela criação de oportunidades de desenvolvimento de estruturas de carregamento nas cidades, que se continuam a expandir, ao mesmo tempo que a procura por EV aumenta.
Os desafios, diz Raffin, resultam do pouco espaço físico disponível para a instalação de carregadores, por exemplo. Criar uma rede integrada e adicionar serviços a um posto de carregamento pode, por isso, significar uma fonte de receitas.
Desafios para o futuro
O próximo Fórum Mobilidade Inteligente já tem data marcada – 10 de fevereiro de 2021. Antonio Melica assumiu a o compromisso da Nissan em acelerar a mobilidade elétrica em Portugal e deixou alguns tópicos para reflexão:
- Que vantagens traz a mobilidade partilhada?
- O que é preciso fazer para tornar as frotas mais sustentáveis?
- O desafio dos postos de carregamento
- Melhorar a vida das pessoas e evoluir para um futuro melhor para todos
- Criar um ecossistema elétrico no qual o VE fique completamente integrado