“No que diz respeito a Portugal, (…) a nossa frota cresceu muito acima do mercado, na casa dos dois dígitos”, diz José Pedro Pinto, o novo diretor-geral da Arval Portugal.

A arval cresceu 13% em 2021, tendo ultrapassado a barreira das 15 mil viaturas da sua frota.

O plano estratégico Arval Beyond também deu os seus frutos, diz José Pedro Pinto. Este plano contribuiu para uma transição energética dos clientes Arval superior ao que a empresa tinha programado.

“Em Portugal, queremos continuar a crescer (…), apoiando os nossos clientes com serviços de consultoria que os ajudem a encontrar as melhores e mais sustentáveis soluções para as suas frotas”, conclui o responsável.

No que respeita a desempenho mundial, em 2021, a Arval viu a sua frota crescer 6,4% (relativamente a 2020) – um total de 1.469.753 viaturas alugadas.

Comparando ainda com 2019, período pré-pandémico, a gestora registou um aumento de 15% nas encomendas de viaturas novas.

Relativamente à frota financiada para clientes profissionais, esta ultrapassou mesmo o milhão de veículos em 2021 (1.032.065 unidades).

Nota ainda para o segmento de Retail da gestora, que cresceu 11%, com o aluguer a particulares a aumentar em 24% e o segmento de Mid-Term Rental a aumentar 20%.

A gestora refere ainda que o número de contrato de aluguer de bicicletas cresceu 54%, a quantidade de meses alugados com o Arval Mid-Term Rental aumentou 34%.

De registar ainda que 30% das novas encomendas da gestora foram para veículos eletrificados.

Metas para 2022

Para o corrente, a gestora planeia apoiar os seus clientes com:

  1. Serviços de consultoria específicos, como é o caso do “The Journey Goes On”;
  2. Parcerias estratégicas para garantir ofertas ‘end-to-end’, com uma plataforma de carsharing prestes a ser lançada, uma start-up de mobilidade e uma cooperação exclusiva com a Jaguar Land Rover para soluções de financiamento de mobilidade, por exemplo;
  3. Serviços conectados para apoiar os clientes na otimização da utilização das suas frotas, melhoria da segurança e aceleração da transição energética.

Alain van Groenendael, presidente e CEO da Arval, acredita que este será um ano “muito dinâmico” para a Arval e para o sector da mobilidade em geral.

https://fleetmagazine.pt/2022/02/07/arval-empresas-crise-sector-automovel/

Os frutos do plano estratégico Arval Beyond

Segundo a Arval, foram feitos progressos consideráveis em cada uma das quatro ofertas do plano, nomeadamente:

  • 360º Mobility: o serviço de Mobilidade da empresa foi implementado em quatro países e nos Países Baixos já mais de três mil utilizadores navegam na App Arval Mobility.
    Ao mesmo tempo foi lançado o Arval Mobility Consulting para apoiar os clientes da gestora na sua transição energética.
    O aluguer de bicicletas elétricas ficou disponível em dez países.
  • Connected: a frota conectada da gestora é já de cerca de 400 mil viaturas.
  • Arval Inside: cada vez mais parcerias, que ganharam um impulso significativo em 2021, diz a Arval. A empresa continua a trabalhar com agentes do sector automóvel no quadro de parcerias internacionais, como é o caso da Hyundai, Kia, Honda, Sixt, Alcomotive, Emil Frey France, MG e Volvo Cars, por exemplo.
    Mantêm-se os acordos já existente com os bancos CaixaBank em Espanha e Portugal, UniCredit Bank Austria ou Erste Bank na Eslováquia, por exemplo.
    Em parceria com a Element, a empresa alargou ainda a sua cobertura geográfica, incluindo agora países como a Letónia, Lituânia e Estónia.
  • Good for you, good for all: os objetivos da gestora para 2025 passam por alugar 700 mil veículos eletrificados (representa 35% do total da frota gerida).
    Destaque ainda para o Arval Re-Lease, o serviço de aluguer de usados, disponível em sete países.

Atualmente a Arval está presente em 30 países e presta serviços a mais de 300 mil clientes.