A estratégia do Grupo Montepio é a de vir a ter uma frota automóvel totalmente elétrica.

Esse objetivo está a ser cumprido faseadamente, ao ritmo da maturidade dos contratos e consoante a disponibilidade de modelos que possam cumprir os critérios de sustentabilidade do grupo, respeitando as necessidades de autonomia pré-definidas, como explica Claúdia Monteiro, responsável pelas compras da instituição, nesta primeira parte da entrevista publicada, na íntegra, revista de setembro de 2019.

“Já na negociação para 2019 solicitámos a apresentação de viaturas plug-in e 100% elétricas, não aceitando cotações de viaturas de combustão”.

Gerida centralmente, a frota automóvel do grupo Montepio serve a instituição nas suas diversas áreas de actuação, além da financeira.

“A negociação dos modelos a adotar/selecionar é efetuada pela Central de Compras, a gestão da frota no dia-a-dia é realizada pela Unidade de Serviços Partilhados, que articula com o Montepio Crédito. Não integramos qualquer diferenciação geográfica, antes uma diferenciação nos modelos adotados por função desempenhada, nomeadamente quadros superiores, quadros médios e comerciais”, garante Cláudia Monteiro.

Essa diferenciação é composta por quatro escalões de atribuição, com uma nova grelha que inclui os seguintes modelos:

1.º Escalão: Volvo V60 T8 ou BMW 330e Berlina
2.º Escalão: BMW 225xe
3.º Escalão: Kia Niro 1.6 GDI PHEV EX ou Nissan Leaf Acenta
4.º Escalão: Nissan Leaf Acenta

Com esta grelha, anteriormente preenchida exclusivamente por viaturas a gasóleo, o Grupo Montepio conta obter uma redução na ordem dos 25% dos custos anuais com a frota, reduzindo o consumo de combustível em 562 mil litros/ano e as emissões de CO2 em mais de 1.480 toneladas.

BI da Frota:

  • Número de viaturas: cerca de 700 unidades;
  • Marcas e modelos mais presentes na frota atual: Renault Clio; Renault Megane, BMW 330e, Mercedes CLA 180d, Mercedes C220d.
  • Idade média da frota atual: 36 meses
  • Utilizadores habituais das viaturas: Comerciais, Responsáveis de área/Direção;
  • Áreas do grupo com Viaturas: Associação Mutualista, Entidades Financeira e Seguradora, Residências Montepio e Fundação;
  • Financiamento: exclusivamente Renting, Montepio Crédito;
  • Prazo dos novos contratos: 48 meses; até 2022 a Frota estará integralmente renovada.
  • Equipamento: o caderno de encargos integra sempre GPS, sensores de estacionamento traseiros e Bluetooth;
  • Sistemas de georreferenciação: Não;
  • Frota decorada? Não.

frota grupo montepio