André Gonçalves foi o vencedor do Prémio “Gestor de Frota” edição 2018 dos Prémios Fleet Magazine com um projecto de mobilidade do dstgroup.
Parte do projecto vencedor assenta sobre uma plataforma interna de carsharing desenvolvida por uma empresa do grupo, utilizada para estimular a partilha de viagens e de viaturas.
Além de gerir as necessidades do uso de viaturas partilhadas, a plataforma digital desenvolvida internamente pela innovationpoint permite também criar uma bolsa de viagens ou de necessidades, mesmo para quem não possui viaturas.
Disponível para Android e para iOS, a partir dela os colaboradores podem partilhar viagens tanto ao serviço da empresa, como na deslocação para ou a partir do local de trabalho.
A plataforma permite incrementar a gestão de recursos ao admitir a partilha do transporte de encomendas (correspondência, equipamento ou outra necessidade) e o utilizador, ao registar ou solicitar a necessidade de uma viagem com origem e destino, é avisado automaticamente sobre a oportunidade da partilha.
Também é possível a pesquisa de viagens com base na origem, no destino e na data da viagem, com sugestões que impliquem ligeiros desvios, com um sistema de notificações e de alertas em caso de alterações ou se disponibilizada posteriormente uma viagem que corresponda ao pedido/oferta.
Em pouco mais de um ano o sistema interno de carsharing do dstgroup justificou uma economia de 49.563 euros
Como vantagens, André Gonçalves destaca não apenas a poupança gerada com algumas deslocações coincidentes de vários colaboradores que anteriormente faziam uso individual de viatura, como a possibilidade dessas mesmas viagens se tornarem menos monótonas e mais seguras, já que a condução pode ser também partilhada.
O impacto ambiental é outra vantagem para o relatório de sustentabilidade de um grupo da dimensão do dstgroup.
Quantificando, em pouco mais de um ano (de Setembro de 2017 a Dezembro de 2018), este sistema de partilha já justificou uma economia de 49.563 euros, ao reduzir a necessidade de percorrer 222.384 quilómetros adicionais.
O que, traduzido em emissões, significa uma poupança CO2 de pouco mais de 48,5 toneladas.