Com instalações em Vila Real mas com agentes e lojas espalhados por todo País, a Goldenergy equipou recentemente a frota com oito Hyundai Ioniq Plug-in.

Estes carros, juntamente com mais seis Hyundai i20 com motor 1.0 a gasolina, foram adquiridos através do concessionário Irmãos Leite de Vila Real e têm financiamento AOV assegurado pela Locarent.

Além de demonstrarem o envolvimento da empresa numa mobilidade mais sustentável, na conversa com Miguel Checa, diretor-geral e igualmente responsável na aquisição e gestão da frota, ficámos a saber que a Goldenergy aposta em aumentar a produção de energia de uma forma mais limpa, não descartando ainda a possibilidade de vir a oferecer serviços aos seus clientes no domínio da mobilidade elétrica, enquanto CEME, estando a estudar o mercado e as parcerias necessárias para o fazer.

No final de 2018 a Goldenergy foi adquirida pelo Grupo Axpo, através da sua subsidiária Axpo Iberia, S.L. Que reflexos isto trouxe para a frota automóvel e como está a decorrer a transição ao nível da sua operacionalidade?

Tanto a Goldenergy, como a Axpo, grupo internacional que detém a empresa portuguesa, têm no seu ADN uma filosofia que se destaca pela aposta na qualidade e serviço, mas sempre no respeito pelo meio ambiente. Neste âmbito, recordo, inclusivamente, que a Axpo investiu recentemente na aquisição de empresas de desenvolvimento eólico e solar na Alemanha e em França e executou vários projectos do mesmo âmbito noutros países. Além disso, em Portugal, a Axpo foi a primeira empresa a concluir o Purchase Price Agreement (PPA) para o desenvolvimento de uma central fotovoltaica.

Neste sentido, o investimento numa frota mais verde, com modelos híbridos plug-in para substituir viaturas operacionais mais antigas, movidas a gás natural veicular, é apenas mais  ma medida no âmbito do objectivo global da Goldenergy: contribuir para a eletrificação da mobilidade, impulsionada por electricidade produzida de origem renovável que é, aliás, um dos elementos diferenciadores desta empresa, estando a conseguir fazê-lo sem refletir nos custos aos seus clientes.

Como foi estudada a questão da necessidade dos carregamentos?

Estamos a trabalhar na incorporação da tecnologia de carregamento de carros nas nossas instalações e o nosso objectivo é vir a oferecer essas mesmas soluções aos nossos clientes. Ou seja, um serviço ‘chave na mão’ para que, sem complicações, garantam acesso à melhor tecnologia.

E como decorreu o processo de selecção/aquisição? Há alguma directiva internacional, algum acordo preferencial de aquisição?

O grupo Axpo e a Goldenergy gerem e medem o impacto das suas actividades em termos de emissões, com vista a minimizá-las, por isso, a nossa principal preocupação foi assegurar uma redução do impacto ambiental. Porém não deixámos de ter em conta factores como a sua dimensão face às necessidades do nosso negócio ou a importância de ser uma solução competitiva.

Neste sentido, seleccionámos a Hyundai para nosso parceiro, pela qualidade das suas viaturas, no que toca a inovação, serviço, consumo e apoio pós-venda, valores que a Goldenergy partilha completamente.

As viaturas recentemente adquiridas à Hyundai destinam-se a que utilizadores/departamentos?

Destinam-se sobretudo à nossa força de vendas e à direcção da empresa que, seguindo uma filosofia de aproximação dos nossos clientes, necessitam de estar equipados com viaturas que lhes permitam chegar a todos os pontos de uma forma também mais ecológica, potenciando, por outro lado, a imagem da Goldenergy como uma empresa comercializadora de energia.

Daí a razão para uma decoração vistosa e portadora de mensagens nesse âmbito?

Apostámos numa imagem mais moderna e próxima, com o objectivo de dar mais visibilidade à empresa. Mas, de facto, pretendemos demonstrar que a Goldenergy está cada vez mais próxima dos portugueses, onde quer que estejam.

Nomeadamente no que diz respeito aos novos modelos híbridos, os utilizadores tiveram ou vão ter algum tipo de formação na área da eficiência?

Temos desenvolvido ações que permitem sensibilizar para uma condução mais ecológica, tirando o maior partido dos veículos, tendo em atenção as características dos sistemas de propulsão e transmissão, optimizando os consumos, numa óptica de eficiência energética.

As viaturas dispõem de algum sistema de georeferenciação e/ou de controlo/gestão da frota para melhoria da eficiência ou operacionalidade?

Reconhecemos as vantagens ao nível do aumento da produtividade, eliminação do risco e poupança das tecnologias de telemática, mas, tendo em conta as nossas necessidades, não implementámos qualquer sistema.

Hoje, a nossa equipa dispõe de ferramentas de trabalho instaladas nos seus smartphones e laptops, que permitem garantir total conectividade e segurança nas comunicações por outras formas.

No domínio de uma mobilidade mais sustentável, há diferenças entre Portugal e Espanha?

Em Espanha, a Axpo, que detém a Goldenergy, destaca-se igualmente por uma atitude mais sustentável em vários planos do seu negócio, nomeadamente até no plano da eficiência energética e PPA.

Podemos admitir que se trata de um mercado que, tal como Portugal, enfrenta a eletrificação de forma gradual e regrada, para não criar uma disrupção total no sector, garantindo que os operadores conseguem acompanhar, prosperar e contribuir para um crescimento sustentado.

Lá como cá, nas grandes cidades, começam a ganhar popularidade soluções de car-sharing  e de moto-sharing baseadas em soluções elétricas. Não se trata apenas de uma questão de reduzir as emissões para a atmosfera mas também de melhorar a qualidade do ar. Embora admita que, em Portugal, este problema concreto da qualidade do ar não seja tão grave quanto em algumas cidades espanholas, nomeadamente Madrid.

Miguel Checa é diretor-geral da Goldenergy e tem responsabilidades na aquisição e gestão da frota. É igualmente responsável pela estratégia de mobilidade da empresa e pela gestão  a parceria com a Hyundai, marca seleccionada na aposta que está a ser feita na eletrificação da frota em Portugal. Porém, a gestão operacional das viaturas compete a Susana Bernardino, diretora de operações da empresa no nosso país.

Sustentabilidade energética para a mobilidade

Enquanto empresa comercializadora de energia, a Goldenergy é uma empresa que aposta na sustentabilidade da sua produção energética.

Neste sentido, Miguel Checa adianta que já estão a analisar diferentes projectos de instalação de centrais fotovoltaicas nas quais a Goldenergy pode co-investir ou facilitar a construção e desenvolvimento, actuando como offtaker de energia, de forma a garantir que os MWh consumidos pelos seus clientes são provenientes de fontes renováveis.

“Temos vários projectos de eficiência energética em carteira. Em breve, vamos propor-lhes soluções vantajosas para a substituição de equipamentos mais antigos e mais poluentes por equipamentos mais eficientes”, garante. Cumulativamente, até pela experiência enquanto utilizador de viaturas eletrificadas, a empresa pretende conseguir aliar essa produção energética mais limpa a soluções de carregamento para a mobilidade elétrica com equipamentos de dupla direcionalidade (V2G).

B.I. GOLDENERGY

  • Número de viaturas: 14. Em breve, juntam-se mais dois Hyundai.
  • Marcas e modelo predominantes: Hyundai Ioniq PHEV e Hyundai i20 1.0 T-GDI
  • Utilizadores habituais das viaturas: Comerciais e direcção
  • Idade média da frota: Nova, inteiramente renovada
  • Gestora com quem trabalhou AOV: Locarent
  • Prazo dos contratos: variável, de 36 a 48 meses
  • Frota decorada: Sim.