Na primeira parte da entrevista a Guilherme Pereira, diretor de Logística do Grupo Lactogal, ficou-se a conhecer o compromisso diário da empresa com o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de reduzir as emissões e para dar seguimento a uma estratégia de descarbonização já iniciada, o Grupo Lactogal quer substituir a totalidade da sua frota de ligeiros de passageiros por unidades zero emissões. Além disso, prepara-se para instalar uma rede interna de carregadores, sendo que alguns deles serão postos rápidos.

Fique a conhecer a atual frota do Grupo, bem como a política de frota implementada e a formação que é dada aos utilizadores de veículos 100% elétricos.

B.I. da frota do Grupo Lactogal

  • Número de veículos: 237
  • Por tipologias e marca:
    Ligeiros: 158
    Ligeiros de passageiros: 108 (Mercedes-Benz EQA, EQB, C 300de e CLS 300d; Renault Mégane EV60 e ZOE; Volkswagen ID.4; Renault Mégane, Clio e Kangoo; Volvo XC60 PHEV)
    Ligeiros de mercadorias: 50 (Mercedes-Benz Sprinter; Mitsubishi Canter). A frota de viaturas de dois lugares (Renault Clio e Kangoo) vai transitar para a tipologia ligeiros de passageiros
    Pesados: 79 (Isuzu NPR150.75; IVECO Daily; Mitsubishi Canter)
  • Número de modelos ligeiros de passageiros 100% elétricos e híbridos plug-in:
    100% elétricos: 63
    PHEV: 3
  • Idade média da frota por classe de veículo:
    Ligeiros de passageiros: dois anos
    Comerciais ligeiros: oito anos
  • Financiamento: anteriormente, AOV. Com a renovação da frota, transição para compra/propriedade
  • Gestora(s) presente(s): LeasePlan
  • Processo de contratação Renting: os seguros sempre foram geridos pela empresa, por acreditarem que integra uma estratégia mais abrangente do grupo de gestão de risco
  • Gestão de combustível: quatro estações com bombas internas da empresa, onde é preferencial o abastecimento. Utilização de cartão Frota (Galp). Para os carregamentos elétricos foram instalados carregadores de 22 kW em todas as instalações espalhadas pelo país. Carregadores rápidos de 60 kW colocados em locais estratégicos para assegurar maior autonomia das viaturas, nas instalações de Modivas, Oliveira de Azeméis, Pombal e Frielas.
  • Caderno de encargos das aquisições: recurso à rede de concessionários no serviço pós-venda.
  • Política de Frota: Manual do Utilizador, bem como procedimentos internos.
  • Frota decorada? As viaturas pesadas e ligeiras de mercadorias são decoradas com o intuito de divulgar a empresa e respetivas marcas.

Software de Gestão de Frota

“Atualmente não utilizamos nenhum software de Gestão de Frota que faculte o conhecimento da autonomia da viatura de cada utilizador. A comunicação e a manutenção, quer preventiva, quer curativa, a troca de pneus, entre outros, é assegurada através de ferramentas internas, geridas pela nossa equipa de Gestão de Frota.

No entanto, utilizamos um software de Gestão de Rotas nas viaturas que denominamos como ‘Viaturas da AutoVenda’ (Pesados e Ligeiros de mercadorias frigoríficos), bem como software de alarmísticas que é utilizado, principalmente, no controlo da cadeia de frio.”

Formação dos utilizadores

“No momento da entrega da viatura 100% elétrica, todos os utilizadores recebem uma formação, quer sobre o funcionamento do carro, quer sobre as especificidades da condução de uma viatura elétrica, que termina com uma pequena viagem na viatura com o formador.”

Sistema interno de partilha de veículo

“Juntamente com uma entidade parceira estamos na fase de implementação de um novo sistema através de APP, para permitir a utilização e partilha das viaturas de pool, quer da frota, quer de viaturas particulares dos colaboradores.”