O grupo Normetal tem um total de 20 viaturas, entre ligeiros de passageiros segmentos B, C, D e ligeiros de mercadorias, LCV e 3.500 kg, uma frota que vive os mesmos ciclos característicos das de maior dimensão, obviamente com a sua escala de custos associados.
O objetivo foi sempre salvaguardar a saúde de colaboradores, clientes e parceiros do grupo Normetal, cumprindo o planeamento de operações, dentro do possível.
A gestão operacional da frota nos tempos recentes, passou por alastrar o plano de contingência eficazmente implementado, associando-o à utilização das viaturas, com principal enfoque nas de operação partilhada:
- Foram aplicadas regras de higienização nas viaturas, através da aquisição de produtos específicos
- Foi reduzida a ocupação das mesmas, limitando sempre que possível a ocupação a 1/3 da sua capacidade
- Efetuámos a distribuição de kits de proteção individual sugeridos pela DGS – mascara, viseira, luvas e gel por viatura/utilizador
Estes esforços permitiram-nos manter o planeamento dos trabalhos em montagens no exterior, mantendo toda a frota operacional.
Não sendo uma frota com características de utilização de risco, os momentos de maior ponderação são efetivamente as substituições/renovações/novas aquisições.
Estamos neste momento a suprimir as necessidades de reforço de frota, optando por prorrogar contratos existentes e, nalguns casos, optando por formas mais versáteis de disponibilidade de viaturas, com menor compromisso temporal, recorrendo a alugueres de curta/média duração que, à parte do maior custo, possibilitam maior versatilidade no compromisso com a viatura, permitindo-nos resolver o contrato a qualquer momento, enquanto aguardamos por indicadores mais sólidos do mercado automóvel e demais sectores.
Parecem procedimentos simples mas, num contexto sério de adaptação e incerteza, apraz-me transmitir a confiança e rapidez com que se mobilizou toda a organização na intenção de não pararmos, salvaguardando assim todos os que do negócio dependem, priorizando a saúde e segurança.
https://fleetmagazine.pt/2020/04/22/frota-wondercom-covid-19-pedro-duarte/