A atividade desenvolvida pelo ISQ requer uma forte presença de comerciais ligeiros em circulação intensiva de Norte a Sul do país, algo para a qual a mobilidade elétrica ainda não oferece garantias. Porém, para aumentar a rentabilidade do parque de passageiros e reduzir custos, o ISQ desenvolveu uma solução interna de partilha de veículo.

O ISQ é uma entidade portuguesa independente de capital privado, que atua no mercado há mais de 50 anos.

Presta serviços de engenharia, inspeção, ensaios, testes e capacitação, através de soluções integradas e inovadoras.

Presente em 14 países e com 7 escritórios em Portugal, concede apoio na redução do risco, melhoria do desempenho operacional e aumento de competitividade.

O ISQ integra um modelo de gestão centralizado de uma frota constituída por cerca de 500 viaturas, 80% das quais são ligeiros de mercadorias.

Sendo uma competência do Departamento de Gestão de Infraestruturas e Património, esta solução permite manter não só uma grande flexibilidade, mas também a otimização da gestão dos recursos entre as diversas unidades operacionais, assegurando desse modo, uma maior eficiência de todo o processo.

Olhando para as marcas e para as locadoras como parceiros, João Ganchas, gestor principal da frota do ISQ, considera desde logo essencial a existência de uma relação de confiança e de interajuda mútua para ultrapassar algumas incertezas.

“Será sempre nossa intenção e de qualquer outro ‘player’, conseguir ter os melhores valores, mas sem descurar uma gestão contratual que nos possa deixar confortáveis”.

Porém, um dos maiores desafios que atualmente se coloca à gestão de frota automóvel de uma empresa, continua João Ganchas, está na necessidade de acompanhar continuadamente as rápidas e profundas mudanças que o mercado automóvel tem vindo a conhecer nos últimos anos, nomeadamente a ausência de certezas absolutas quanto a alguns fatores.

“A indefinição quanto à continuidade dos combustíveis fósseis, a procura que as viaturas elétricas terão no mercado no final de um contrato de renting, as alterações vividas nas abordagens comerciais, as alterações das contratualizações das manutenções em oficina, etc., tudo isto e ainda a instabilidade constante do mercado em termos de ‘pricing’, em matéria de gestão de ‘stock’ ou falta deles… Ou seja, torna-se necessário adaptar os modelos de aquisição em diversas vertentes, desde as técnicas de negociação, até ao fecho dos contratos de renting através dos recondicionamentos (que trazem outras exigências), bem como o desenvolvimento de infraestruturas ou soluções para carregamento para esses veículos”, concretiza.

frota isq
João Ganchas é Gestor de Frota no ISQ há mais de oito anos. Conta com experiência anterior numa PME, com uma frota significativa menor.
Hélder Albuquerque é Responsável pela Gestão Operacional, Melhoria e Otimização do parque de 140 viaturas afectas ao serviço da Direção de Soluções Integradas de Engenharia do ISQ desde 2017. Gestor de Frota há 7 anos, passou pela CME, Vodafone e Ibersol.

 

Eletrificação gradual a partir da pool

“Estas movimentações e inquietações do mercado estão e vão continuar a obrigar as empresas a repensarem o seu posicionamento e a questionarem a continuidade de viaturas a diesel, bem como a substituição por viaturas eletrificadas”, refere o gestor de frota do ISQ.

Neste sentido, um primeiro passo e também um grande desafio a curto/médio prazo é conseguir conciliar a mobilidade elétrica numa pool de viaturas que cobre Portugal Continental, tendo consciência de alguma resistência que tal pode encontrar nos seus utilizadores.

2.ª Parte da Reportagem

Porque o ISQ criou uma pool de viaturas, como gere o serviço e como está a utilizá-la para sensibilizar os utilizadores para os carros elétricos

BI da Frota

  • Número de viaturas: 500 unidades, predominantemente comerciais ligeiros;
  • Marcas mais presentes na frota: maioritariamente Ford e Renault, nos ligeiros de mercadorias. Peugeot, VW e Volvo em ligeiros de passageiros.
  • Limite contratual da frota: 48 meses
  • Modelos de Financiamento: Renting. Pontualmente aquisição direta;
  • Gestoras mais presentes: Leaseplan, Locarent e ALD Automotive;
  • Prazo habitual dos contratos: máximo 48 meses/140.000 kms;
  • Renovações previstas para 2020: 50 unidades
  • Equipamento: fazem sempre parte do caderno de encargos o AC, Bluetooth e sensores de estacionamento;
  • Sistemas de Telemetria: Sim, são uma mais-valia;
  • Frota decorada? Sim. Considerado um meio de identificação e divulgação da marca e dos serviços.
  • Existem procedimentos de utilização responsável que procuram promover uma condução defensiva e segura, com ações de formação previstas para breve