A frota do Lidl Portugal é gerida pela área de mobilidade, que integra o departamento de aquisição. A BMW está muito presente na frota em resultado de um acordo internacional, abrangendo modelos elétricos e plug-in, que contribuem para a política de sustentabilidade ambiental transversal a todas as atividades da empresa. Incluindo no papel de parceiro da mobilidade elétrica, através de rede de postos de carregamento públicos que estão a ser instalados nas suas lojas.
Em meados deste ano, o Lidl anunciou um investimento de um milhão de euros na mobilidade elétrica, destinados à instalação de mais 38 postos de carregamento de carros elétricos de norte a sul de Portugal, que se juntam aos que já existem em três lojas desde 2016.
Assim, até fevereiro de 2021 deverá contar com um total de 41 pontos de carregamento, incluindo de carga rápida, que se inserem na política de sustentabilidade do grupo e nos três princípios da estratégia de responsabilidade corporativa da marca: promoção de estilos de vida sustentáveis, proteção do planeta e apoio às comunidades locais, neste caso traduzido pela possibilidade de os clientes poderem deixar os seus veículos a carregar enquanto fazem compras nas lojas.
“A sustentabilidade faz parte do nosso ADN e continuará a ser uma das nossas prioridades, pelo que a aposta na mobilidade elétrica está em linha com a nossa estratégia e o nosso compromisso para com o ambiente, que prevê, em várias frentes, a proteção do planeta, contribuindo para uma mobilidade mais amiga do ambiente”, explica Ricardo Pereira, diretor do departamento de aquisição do Lidl Portugal, que superentende a área de mobilidade da empresa.
“A rede de mais de 40 postos de carregamento para carros elétricos nas nossas lojas vai permitir aos utilizadores viajarem de norte a sul do país com energia verde, já que os carregadores estarão localizados de forma a garantir a autonomia necessária entre todos os postos de carregamento”, prossegue.
A frota do Lidl Portugal, gerida centralmente pela área de mobilidade que integra o departamento de aquisição – “embora o acesso às viaturas seja idêntico, independentemente da sua localização, uma vez que dispomos de quatro direções regionais (Famalicão, Torres Novas, Sintra e Palmela), para além da sede, operando de norte a sul do país”, frisa Ricardo Pereira, também já dispõe de modelos elétricos e híbridos “plug-in”.
https://fleetmagazine.pt/2020/09/11/lidl-carregamento-eletrico/
“Já disponibilizamos o BMW série 5 PHEV e o BMW i3 e prevemos alargar, adicionalmente, com o série 5 PHEV Touring, acreditando assim num aumento de uma frota ainda mais sustentável e reforçando o nosso compromisso diário de tornar as nossas atividades comerciais o mais sustentáveis possível e procurar alertar a sociedade para o tema.
Facultando aos utilizadores das viaturas um documento com informação relevante sobre sinistralidade, avarias e quebras de vidros, o Lidl não possibilita formação de eco-condução ou de condução defensiva aos colaboradores. E sendo facto recente, os dados que resultam da utilização dos veículos eletrificados da sua frota estão ainda em período de análise.
B.I. da frota
- Número de veículos: cerca de 640 unidades ligeiras de passageiros;
- Modelo de financiamento: Aquisição direta por política central da empresa, manutenção e gestão oficinal contratualizada com a LeasePlan;
- Marca predominante: BMW via acordo internacional do Grupo Schwarz, do qual o Lidl faz parte;
- Idade média da frota: 34 meses;
- Prazo médio de utilização da viatura: 48 meses ou 180 mil km;
- Equipamento essencial: todos os itens de segurança que aumentem a proteção dos utilizadores;
- Sistema de georreferenciação e ou de controlo/gestão de frota: não utilizado;
- Decoração da frota. Razões: apenas viaturas elétricas de pool, para promover o compromisso do Lidl com a sustentabilidade.