A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) analisou o período entre janeiro e setembro e concluiu que houve uma recuperação generalizada nos sectores do renting, leasing e factoring.
O financiamento especializado está assim a conseguir superar a forte contração da economia, diz a ALF.
A produção de renting registou um decréscimo de 10,9%, com o valor dos novos contratos a alcançar os 404,2 milhões de euros.
No entanto, e apesar da redução na produção nova, a frota total gerida pelas empresas de renting aumentou 0,4%, totalizando 119.587 ligeiros – um valor contabilístico de 1,92 mil milhões de euros.
É entendimento da ALF que a ligeira expansão das frotas geridas em renting traduz parcialmente o prolongamento dos contratos existentes como forma de apoio aos clientes.
https://fleetmagazine.pt/2021/11/15/leaseplan-premios-fleet-magazine-2021/
Quanto ao leasing mobiliário, representou ganhos de 8,0% face ao período homólogo de 2020 (1,26 mil milhões de euros nos três trimestres de 2021).
No entanto, comparando com o mesmo período de 2019, o leasing apresenta uma quebra de 24,2% nos investimentos.
https://fleetmagazine.pt/2021/11/15/quem-ganhou-premios-fleet-magazine-2021/
Já o factoring registou, nos primeiros nove meses do ano, um crescimento de 8,9% nos créditos tomados relativamente ao mesmo período de 2020 – alcançou 24,68 mil milhões de euros.
Segundo a ALF, este é o sector com maior aproximação a 2019 no acumulado dos três trimestres, estando em linha com a produção de 24,73 mil milhões de euros então registada.
Luís Augusto, presidente da ALF, diz que o financiamento especializado tem dado apoio sustentado às empresas nesta fase pandémica.
Embora ainda se verifiquem alguns indicadores abaixo do esperado, Luís Augusto acredita que com o crescimento da economia previsto para 2022 e a “ambicionada” implementação dos fundos europeus, os associados da ALF “estão preparados para reforçar a sua intervenção na economia nacional, assistindo as empresas na descarbonização das suas frotas, no investimento em infraestruturas e equipamentos, no apoio à produção e internacionalização, e na gestão da sua tesouraria”.
A ALF é a associação que representa o sector do financiamento especializado em Portugal. Conta com 27 associados, entre os quais as principais instituições que exercem locação financeira, factoring e renting em Portugal.