frotas-outubroA FleetEurope, parceira da Fleet Magazine, publicou um trabalho com base em dados fornecidos pela Dataforce, concluindo que, em Outubro, a venda de viaturas a frotas de empresa cresceu 3,1% nos 5 principais mercados europeus.

Por países, França foi o único dos 5 grandes mercados que apresentou um saldo negativo (- 0,7%), apesar de tudo não tão mau quanto o registadoi em julho: -1,3% em julho.

No mercado francês os alugueres de curta duração até aumentaram 13,4% em outubro, enquanto todos os restantes canais (Particulares, Empresas, Concessionárias e Importador/Construtor) desceu.

Por marcas, a Kia e a Hyundai conseguiram um assinalável sucesso no setor das frotas, ganhando 33,1% e 39,9%, respectivamente. No topo da tabela, o Astra aumentou 370% e passou de 5.º para o 1.º Opel mais vendido; o Touran melhorou em 390% e saltou de 6.º para 4.º lugar no ranking da Volkswagen, enquanto o Rav4 cresceu nada menos do que 657% e trepou da 9.ª posição para o 2.º Toyota mais vendido em França.

De igual modo, a Alemanha registou também o seu segundo mês negativo de 2016, com uma queda de 2,1% no número de registos para Empresas, em resultado, muito provavelmente, dos 2 dias a menos de trabalho, adianta a FleetEurope.

Várias marcas ganharam volume neste mês: a Nissan subiu 69,5% para 10.º lugar, a Opel manteve-se em 7.º ao ganhar 18,1% para atingir a sua maior quota de mercado desde Agosto de 2013 (graças ao Astra, que saltou para o 3.ª posição no segmento dos familiares compactos, logo atrás do VW Golf e do Skoda Octavia. E quase 9 de cada 10 clientes-empresa do Astra na Alemanha optam pela versão carrinha Sports Tourer.

O mercado italiano continua a liderar o TOP5 dos maiores mercados europeus no que toca a venda a empresas: a Fiat, naturalmente, mantém a liderança do ranking, mas a VW subiu 46,2% para o 2.º lugar, à custa da Mercedes-Benz e da Audi.

Ao invés, as matrículas privadas caíram 4,3%. Foi o segundo mês negativo deste ano, mantendo contudo um crescimento saudável de 14,1% até o momento. O segmento SUV nas vendas profissionais têm alguns pormenores que justificam ser destacados: o VW Tiguan saltou de 17.º ao 4.º lugar, o Nissan X-Trail de 28.º a 11.º e o BMW X1 de 27.º a 5.º mais desejado.

E o aluguer de curto prazo pode ter seu melhor ano desde que os registos da Dataforce começaram em 2004, conclui a FleetEurope.

Em Espanha, o mercado empresarial cresceu 7,8%, fazendo crescer o acumulado de 2016 para 13,5%. Mercedes-Benz, Opel e Kia escalaram 4 lugares no TOP 20 do ranking das frotas, enquanto a Opel entrou no Top 10 dos modelos com o Insígnia a registar um aumento de 43,6% e o Corsa a registar 78,9%.

No mercado vizinho as soluções com combustíveis alternativos treparam 18,8% em 2016, com o grupo Toyota a ocupar seis posições entre os 10 mais deste segmento: 4 são Toyota e os restantes 2 são Lexus).

Pelo terceiro mês consecutivo, o segmento das frotas no Reino Unido cresceu 0,7%, ao contrário do mercado particular que contraiu. Opel/Vauxhall e Ford disputam a liderança, com vantagem ligeira da segunda em Outubro (12,1% de quota de mercado contra 11,6% para a Opel/Vauxhall) graças à performance de vendas do Fiesta, Ecosport e Edge.

Também o segmento de SUV revela excelentes resultados, com uma quota de mercado de 31,5%. Cinco SUVs estão entre os 15 modelos mais procurados para frotas: Kia Sportage, Nissan Qashqai, Opel Mokka, Ford Kuga e Hyundai Tucson, sendo que os modelos mais vendidos pela Kia, Nissan, Hyundai, Volvo e Renault no Reino Unido são precisamente modelos SUV.