O Volkswagen Financial Services (VWFS) criou uma joint-venture com a Icare SA, uma filial do BNP Paribas Cardif especializada em garantias alargadas e manutenção de veículos, para fortalecer o seu negócio de frotas e garantir soluções de manutenção na Europa.

O foco está também no negócio multimarca e, segundo Anthony Bandmann, membro do conselho de Administração do VWFS AG, os objetivos são claros: tornar o VWFS no principal fornecedor mundial de frotas.

Isso só pode ser alcançado, diz Bandmann, através da expansão da capacidade multimarcas da gestora, “uma vez que muitos clientes de frotas utilizam diferentes marcas de veículos dentro das suas frotas”.

João Paulo Rias, VWFS: “Queremos ser o n.º 2 do AOV em Portugal”

A importância dos contratos de manutenção para o VWFS

Tendo expandido o seu negócio de frotas do grupo VW para incluir a locação e financiamento multimarca, o VWFS focou-se também nos produtos de manutenção.

Estes são serviços muito requisitados pelos clientes, diz a gestora (80% dos contratos alemães de locação para frotas incluem contrato de manutenção, por exemplo).

Por isso, e segundo Anthony Bandmann, esta nova joint-venture permite ao VWFS, por um lado, continuar a expandir a sua rede de oficinas e, por outro, desenvolver conhecimentos especializados no negócio multimarcas. “Este é outro elemento-chave no caminho para nos tornarmos o número um mundial no negócio de frotas”, acrescenta.

Nesta parceria, o VWFS detém 51% das ações da joint-venture e a Icare SA, 49%.

Sujeita a aprovação das autoridades competentes, esta joint-venture será lançada primeiramente em França.

Além da nova joint-venture, o BNP Paribas Cardif e o VWFS renovaram o seu acordo de parceria mundial para o fornecimento de soluções de seguros em 16 países.

“A nossa parceria assume uma nova dimensão com a criação da nossa nova joint venture que fornecerá soluções de manutenção a clientes da Volkswagen Financial Services em toda a Europa”, diz Jean-Bertrand Laroche, VP Executivo do BNP Paribas Cardif para os Mercados Internacionais.