frotcom lusitana 2015A Frotcom Lusitana, empresa portuguesa de monitorização e gestão de frotas, registou uma taxa de crescimento de 25% face a 2014, com um volume de negócios na ordem dos 700 mil euros.

A distribuidora exclusiva da Frotcom International para Portugal investiu na gestão de frotas com elevado grau de integração com os sistemas de gestão, bem como na otimização e atualização do seu sistema e no lançamentos de novas funcionalidades.

Manuel Gomes Mota, diretor geral da Frotcom Lusitana, faz um balanço da atividade em 2015, da implantação em Portugal e da conquista de novos mercados:

“O ano 2015 foi de facto um ano bastante positivo para nós uma vez que, para além de termos tido um crescimento de 25% face ao ano anterior (2014), investimos na gestão de frotas com elevado grau de integração com sistemas de gestão, o que nos trouxe claros benefícios”.

Esta empresa 100% portuguesa está presente em mais de 30 países na Europa, África e América do Sul

Fechámos o ano com um volume de negócios na ordem dos 700 mil euros, o que é bom tendo em conta a situação atual do mercado, que inevitavelmente se viu ressentido com a conjuntura económica dos últimos tempos, não só a nível nacional, mas também mundial.

Continuamos no entanto com uma atividade muito sólida em Portugal, junto de clientes que estão connosco há já vários anos e sempre com enfoque na procura de novos clientes, com necessidades mais complexas, pois é ai que acho que a Frotcom se destaca.

E que novidades para 2016 na área das frotas, nomeadamente novos serviços e aplicações?

Para este ano, o nosso objetivo é crescer na ordem dos 15%, havendo boas perspetivas de continuar a evoluir.

Vamos continuar a investir na otimização e atualização do nosso sistema (tal como temos vindo a fazer ao longo dos últimos anos) e no lançamento de novas funcionalidades, com o intuito de continuar a prestar um serviço de excelência aos nossos clientes e ajudá-los a melhorar o planeamento do seu negócio, sabendo exatamente o que podem exigir da sua frota.

Pode referir quais as vantagens que esses novos produtos podem trazer para os clientes?

As vantagens passam sempre pela redução de custos, automatização de processos e o controlo em tempo real da frota e a capacidade de uma melhor utilização da frota.

Está a ser implementada alguma estratégia comercial para a divulgação desses novos serviços?

Temos mantido uma postura relativamente discreta em termos de divulgação dos nossos serviços.

O nosso mercado alvo, frotas com necessidades de soluções complexas e com elevada integração de sistemas, é composto por empresas com as quais mantemos um contacto próximo.

Também apostamos bastante na parceria que temos com a Vodafone, que tem trazido resultados bastante positivos.

Face à evolução tecnológica, aos novos modelos automóveis com crescente integração de sistemas e maiores exigências ambientais, como perspetiva possa vir a ser o trabalho de gestão de frota em 2020?

Acreditamos que os desafios futuros passarão não só pela optimização de recursos, mas também pela questão ambiental… apresentar soluções cada vez mais competitivas e de resposta rápida e eficaz aos gestores de frotas, para terem as melhores ferramentas que os apoiem nas decisões do dia-a-dia, será fundamental, nunca descurando o enfoque na eco condução.