canter fuso_e_cell_fleetmagazine.ptUma versão puramente elétrica da Fuso Canter já roda nas estradas nacionais.

As primeiras unidades produzidas foram entregues para testes em condições reais de utilização a clientes comerciais da Canter – REN; CTT e Transporta – e entidades municipais como a Câmara de Lisboa, Porto e Abrantes (ler AQUI a notícia “Empresas portuguesas testam protótipos da Fuso Canter E-Cell

canter fuso_e_cell_fleetmagazineApós um primeiro protótipo produzido no Japão, que o grupo Daimler apresentou mundialmente no Salão de Hannover em 2010, a fábrica europeia da Canter, localizada no Tramagal, construiu mais nove unidades.

“A Fuso é o primeiro comercial da categoria que é produzido em pequenas séries, completamente elétrico, livre de emissões e que se move praticamente em silêncio. O seu desenvolvimento em Portugal foi liderado pela equipa de engenharia da Daimler Trucks baseada no Japão, com os nossos colegas em Portugal a realizarem mais um trabalho brilhante que agora nos permite mostrar ao mundo a mais recente inovação da Daimler Trucks”, referiu Albert Kirchmann, presidente & CEO da Mitsubishi FusoTruck & Bus Corporation.

canter fuso_ecell_fleetmagazine.ptCaracterísticas mecânicas

Em comparação com o protótipo original estreado mundialmente na IAA 2010, a Fuso Canter E-Cell sofreu consideráveis melhorias.

Baseado no chassis convencional com um peso bruto admissível de 6.0 t., permite uma carga útil do chassis significativamente alta, de aproximadamente 3.0 t.

O seu motor elétrico, de origem japonesa, debita uma potência máxima de 150 cv e um binário máximo de 650 Nm.

A transmissão permanece traseira e continua a ser realizada de forma direta. Aliás, o veio de transmissão e o eixo traseiro são componentes adotados do modelo de motor de combustão.

A velocidade máxima do Canter E-Cell, à semelhança de todos os veículos do seu segmento, é de 90 Km/h.

canter fuso_ecell_fleetmagazineA capacidade da bateria assegura uma autonomia em redor a 100 km

Quatro baterias de iões de lítio, de origem americana, com capacidade nominal de 48.4 kWh fornecem ao Canter E-Cell uma autonomia em redor de 100 Km. Esta distância é superior à que a maioria dos veículos de distribuição de curto raio de ação efetua diariamente.

O processo de carga das baterias a 230 volts demora aproximadamente sete horas, mas com a utilização de um sistema de carga rápida este tempo pode ser reduzido para apenas uma hora.

Neste texto – “Empresas portuguesas testam protótipos da Fuso Canter E-Cell” – é referido o tipo de utilização que as empresas e entidades portugueses vão dar aos protótipos que receberam para teste.