Com as pré-vendas a começarem já em junho e as primeiras unidades a serem entregues já em agosto, não podíamos deixar de conduzir o novíssimo FUSO eCanter: um camião ligeiro 100% elétrico que será disponibilizado num total de 42 variantes, com seis distâncias entre eixos e um peso bruto que pode ir das 4,25 às 8,55 toneladas.
Em ambiente controlado, no Autódromo do Estoril, a Fleet Magazine teve o primeiro contacto com o eCanter de nova geração, que foi alvo de inúmeras alterações por parte da FUSO, marca subsidiária da Daimler Truck e representada em Portugal pelo grupo Astara.
Começamos pelo peso bruto. Enquanto que o anterior modelo eCanter, lançado em 2017, estava apenas disponível na versão de 7,49 toneladas, com uma distância entre eixos de 3,4 metros, a FUSO oferece agora aos seus clientes uma maior variedade de configurações de pesos (de 4,25 a 8,55 tonleadas) e distâncias entre eixos (de 2,5 a 4,75 metros). A capacidade de carga do chassis é de até cinco toneladas.
Quanto ao novo sistema de transmissão, este é alimentado por um motor elétrico de 110 kW (150 cv) para as variantes com peso bruto de 4,25 ou 6 toneladas ou por um motor elétrico de 129 kW (175 cv) para as variantes com peso bruto de 7,49 e 8,55 toneladas.
No que respeita a performances, o binário máximo debitado pelo novo eCanter é de 430 Nm, estando a velocidade máxima limitada eletronicamente a 89 km/h. E embora os números da velocidade máxima se situem abaixo dos 100 km/h, este é um indicador que pouco ou nada pesará na hora de escolher um camião ligeiro elétrico.
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O coração do novo eCanter
É assumidamente o componente mais importante de qualquer veículo 100% elétrico: o conjunto de baterias, que neste caso utilizam tecnologia de células de fosfato de lítio e ferro (LFP), o que assegura uma vida útil mais longa.
Disse ainda a marca na apresentação que, utilizando a tecnologia LFP, não fica dependente da disponibilidade de materiais como o níquel, o cobalto ou o magnésio: “um verdadeiro game changer“, acrescentaram os responsáveis.
Neste campo, a FUSO optou por uma solução de compromisso: consoante a distância entre eixos, disponibiliza três tipos de baterias, nomeadas S, M e L, envolvidas por uma cápsula de alumínio reciclado e desenhadas para dez anos de utilização.
- S: capacidade nominal de 41,3 kWh, com uma autonomia assegurada de até 70 km;
- M: capacidade nominal de 83,6 kWh, com uma autonomia assegurada de até 140 km (neste caso, a variante M não é mais do que duas baterias S instaladas);
- L: capacidade nominal de 123,9 kWh, com uma autonomia de até 200 km.
A FUSO justifica estas opções uma vez que 200 km é um valor “muito superior à distância normalmente percorrida por dia no trânsito de distribuição ligeira”, mercado para o qual o novo FUSO eCanter aponta baterias.
A marca garante que 94% da capacidade nominal da bateria é usável.
Quanto ao carregamento, o eCanter de nova geração é compatível com todas as principais tensões elétricas existente no mercado.
A unidade de carregamento suporta tanto corrente alternada (AC) como corrente contínua (CC). O sistema combinado de carregamento CCS é o padrão, sendo que as operações de carregamento podem suportar uma potência de até 104 kW.
Consoante as variantes de bateria, estes são os tempos de carregamento rápido CC e AC:
Tamanho da bateria | S | M | L |
---|---|---|---|
41,3 kWh | 82,6 kWh | 123,9 kWh | |
AC | Máximo 11 kW | Máximo 22 kW | Máximo 22 kW |
Tempo de carregamento | 4h12 | 4h54 | 6h |
CC | 70 kW | 104,4 kW/70 kW contínuo | 104,4 kW/70 kW contínuo |
Tempo de carregamento | 36 min para 90% (até 70 kW) | 44 min para 90% (até 104 kW) | 1h15 para 90% (até 104 kW) |
Quando questionámos a FUSO sobre o vida das baterias, a marca deixou a garantia: “estamos comprometidos em recolher todas as baterias dos clientes quando os seus eCanter chegarem ao fim de vida. Vamos reciclar, reconstruir ou armazenar energia”.
Versatilidade e funcionalidade
O portfólio de produto eCanter é bastante versátil. Na tabela abaixo poderá consultar as configurações possíveis neste novo comercial elétrico:
Peso bruto | 4,25 toneladas | 6,0 toneladas | 7,49 toneladas | 8,55 toneladas |
---|---|---|---|---|
Bateria | S e M | S e M | M e L | M e L |
Carregamento AC | Até 11 kW/22 kW | Até 11 kW/22 kW | Até 22 kW | Até 22 kW |
Carregamento DC | Até 70 kW/104 kW | Até 70 kW/104 kW | Até 104 kW | Até 104 kW |
Potência | 150 cv | 150 cv | 175 cv | 175 cv |
Distância entre eixos | 2,5 m / 2,8 m / 3,4 m | 2,5 m / 2,8 m / 3,4 m | 3,4 m / 3,85 m / 4,45 m / 4,75 m | 3,4 m / 3,85 m / 4,45 m / 4,75 m |
Capacidade de carga útil do chassis | Até 1.695 kg | Até 3.445 kg | Até 3.700 kg | Até 5.100 kg |
Tipo de cabina (largura em m) | Standard Cab (1,7 m) / Comfort Cab (2 m) | Standard Cab (1,7 m) | Comfort Cab (2 m) | Comfort Cab (2 m) |
Um eCanter para (quase) todos os trabalhos
Assim se resumem as possibilidades de configuração do novo FUSO eCanter: quatro classes de peso bruto (4,25 t, 6,0 t, 7,49 t e 8,55 t), seis distâncias entre eixos (2,5 m, 2,8 m, 3,4 m, 3,85 m, 4,45 m e 4,75 m), três possibilidades de configuração de baterias (tamanhos S, M ou L), duas variantes de cabina (Standard com 1,7 m de largura e Comfort com 2,0 m de largura) e capacidade de carregar até 16 europaletes (consoante a versão).
A importância da Mitsubishi FUSO Truck Europe
Situada no Tramagal, em Abrantes, a fábrica Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE) é responsável, até à data, pela produção de 250 mil FUSO Canter.
Uma unidade de produção neutra em CO2 e que utiliza fontes de energia renovável, apresenta números que impressionam e que servem de rampa de lançamento para o início da produção da quinta geração do eCanter.
“Na Daimler Truck estamos totalmente comprometidos com o Acordo Climático de Paris e em contribuir para o sucesso do transporte sustentável, razão pela qual pretendemos disponibilizar apenas veículos neutros em CO2 nos nossos principais mercados globais até 2039. Uma parte importante desta medida consiste em apoiar a transição dos nossos clientes para a mobilidade elétrica com o eCanter (fácil de utilizar, eficiente e elétrico), iniciando a produção na fábrica do Tramagal. Com esta ação, estamos a dar um passo importante em direção ao transporte neutro em CO2”, dizia Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia por ocasião da celebração da saída da linha de montagem da primeira unidade da nova eCanter; evento que contou ainda com a presença do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, e do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.