As primeiras unidades da versão final da Fuso eCanter já estão a sair da linha de montagem do Tramagal.
Em comparação à versão diesel, o construtor aponta poupanças nos custos de operação na ordem dos mil euros por cada 10 mil quilómetros, além da redução de emissões de CO2.
A eCanter é produzida no Tramagal em simultâneo com o veículo comercial ligeiro de mercadorias Canter, incluindo a 2.ª geração da Canter Eco Hybrid.
Apenas os componentes específicos da propulsão elétrica estão instalados em boxes específicas ao longo da linha de produção.
Esta unidade, que destina 95% da sua capacidade produtiva para a exportação, vai ser responsável pelo fabrico das unidades elétricas para os mercados europeu e norte-americano.
Depois de um período de testes que, em Portugal, começou em 2014 com a entrega de várias unidades a organismos públicos e empresas privadas, a versão 100% elétrica da Canter mantém a autonomia de 100 quilómetros e uma capacidade de carga de duas a três toneladas, dependendo dos tipos de caixa e utilização.
As seis baterias com 420 V e 13,8 Kwh cada são fornecidas pela subsidiária 100% da Daimler, a Accumotive em Kamenz, Alemanha.
Com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, dia 27 de julho de 2017 marcou assim o arranque da produção de pequenas series do primeiro veículo comercial de mercadorias, completamente eléctrico, a ser produzido em série.
“A partir de agora poderemos corresponder à cada vez maior procura de viaturas comerciais, sem emissões, para distribuição dentro de mega-cidades”, refere Marc Llistosella, Presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation.
“Marcámos o lançamento global deste veículo para uma das mais icónicas, Nova Iorque, em Setembro. A fábrica portuguesa não se limita a produzir para a Europa e para os Estados Unidos da América, também beneficia de uma estreita colaboração com as autoridades em Portugal e Lisboa que vem testando os veículos comerciais desde 2014”, destacou o também responsável máximo da Daimler Trucks Asia.
A fábrica do Tramagal tornou-se parte da Daimler AG quando, em 2003, o fabricante de automóveis alemão adquiriu a maioria Mitsubishi Fuso.
A Fuso é assim uma marca da Daimler Trucks Asia.
Mas no nosso país, o modelo Canter é comercializado pela Mitsubishi Portugal.
O primeiro cliente comercial no mercado japonês será a Seven-Eleven Co., Ltd., que vai operar, em 2018, com 25 unidades da nova e-Canter na sua frota.