Mais de metade da frota automóvel do grupo Futebol Clube do Porto é eletrificada. O acordo firmado entre esta entidade e a Greenvolt, para a instalação de painéis fotovoltaicos em algumas instalações do clube e mais de duas dezenas de postos de carregamento para carros elétricos, vem dar mais energia ao processo de descarbonização da frota
O FC Porto e a Greenvolt assinaram um contrato de parceria para o desenvolvimento de duas Comunidades de Energias Renováveis, a Comunidade Estádio do Dragão e a Comunidade Centro de Treinos FC Porto Olival.
Este acordo resulta num benefício para o processo de descarbonização do parque automóvel do Futebol Clube do Porto, uma vez que inclui a instalação de 22 carregadores de automóveis elétricos nas instalações do Estádio do Dragão.
A frota automóvel desta entidade desportiva é composta por pouco mais de centena e meia de viaturas ligeiras e ainda três autocarros, registando já a presença de quase uma centena de automóveis de passageiros híbridos plug-in.
Armando Rodrigues, gestor de Frota do grupo Futebol Clube do Porto e um dos elementos do júri da edição 2022 dos Prémios Fleet Magazine revelou que, ainda este ano, conta receber 35 unidades PHEV para renovar igual número de ligeiros de passageiros com motor a gasóleo.
“A instalação destes postos de carregamento nas instalações do Estádio vai permitir-nos aumentar a eficiência das viaturas plug-in. Ao tornar mais fácil e acessível o carregamento das suas baterias, conseguimos garantir maior eficiência na utilização destes carros, reduzindo assim os custos de utilização e as emissões”, refere Armando Rodrigues.
A parceria contempla também a colocação de mais de dois mil painéis fotovoltaicos com capacidade combinada de cerca de 1.170 kWh, o que permitirá gerar mais de 1.500 MWh/ano.
Parte da energia gerada destina-se a ser utilizada para o carregamento das viaturas elétricas. Estádio do Dragão, Piscinas de Campanhã, Casa do Dragão, Constituição Park, Centro de Treinos FC Porto Olival serão também consumidores, estando previsto que o excedente de energia possa ser partilhado com as famílias e as empresas que se encontram nas proximidades do Centro de Treinos.
“Como alguns dos postos de carregamento no interior do Estádio vão ficar em locais de acesso público, vamos também contribuir para que, por exemplo, quem visita o Museu ou utiliza algum dos serviços que estão instalados no interior do edifício, como o ginásio, possa também beneficiar de energia renovável, no caso de conduzirem automóveis elétricos ou híbridos plug-in”, adianta o gestor de frota do grupo Futebol Clube do Porto.