O maior hub de carregamento ultrarrápido em Portugal vai nascer nos parques públicos do Aeroporto de Lisboa.
O espaço de carregadores, integrado na rede pública MOBI.E e situado na Rua C do Aeroporto de Lisboa, resulta de um acordo entre a Galp e a ANA e vai contar com dez pontos de carregamento ultrarrápido de 180 kW (corrente contínua) e vai permitir o carregamento simultâneo de dez carros elétricos.
O projeto inclui também a disponibilização e gestão de uma infraestrutura de carregamento pública de acesso universal, integrada na rede MOBI.E, com:
- 41 tomadas de carregamento AC
- 1 tomada de carregamento DC
Tudo isto instalado (e já em funcionamento) ao longo de 13 parques de estacionamento do Aeroporto de Lisboa.
Acrescem a este projeto 48 pontos de carregamento privados para o Grupo ANA em parques de estacionamento, através de uma solução tecnológica de gestão e monitorização da infraestrutura de carregamento – a Plataforma Galp para soluções privadas de carregamento.
O protocolo assinado entre a ANA e a Galp tem a duração de dez anos.
Mais de um milhão de carregamentos na rede MOBI.E entre janeiro e junho
Para a Galp, este é um novo passo no caminho que a empresa tem traçado no mercado da mobilidade elétrica.
Atualmente, a Galp tem mais de mil pontos de carregamento e ambiciona chegar a 2025 com mais de dez mil pontos de carregamento de veículos elétricos na Península Ibérica.
A empresa diz estar a desenvolver esta estratégia de crescimento com pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos, tanto na rede de postos da Galp como na via pública, centros comerciais, parques de estacionamento, cadeias de retalho ou empresas.
Já a VINCI Airports, concessionária da ANA, diz que a instalação de pontos de carregamento no seu aeroporto e nas suas imediações sustenta o objetivo de descarbonizar toda a cadeia de mobilidade.
É compromisso da VINCI Airports atingir emissões líquidas zero até 2030 para os seus aeroportos na União Europeia.
Na região de Lisboa, a ANA tem 97 pontos de carregamento de veículos elétricos, incluindo estações públicas e privadas.