A Galp está a transformar postes de iluminação pública em carregadores de veículos elétricos (VE).

Sim, leu bem. A empresa avança com um projeto que já está em operação em Cascais (Carcavelos) e Matosinhos – um sistema que visa ampliar a rede de carregamento de VE em ambiente urbano.

Este projeto aproveita a infraestrutura de iluminação pública e contribui assim para reduzir o tempo e o custo de instalação de novos pontos de carregamento lento.

Segundo a empresa portuguesa, é assim mitigada a necessidade de novas adições de potência à rede e reduz-se a ocupação de espaço adicional nos passeios públicos.

João Diogo Marques da Silva, administrador Executivo da Galp com o pelouro da área Comercial, diz que esta é uma necessidade “premente” nos grandes centros urbanos. “Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, mais de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem, o que significa que a resposta de pontos de carregamento terá de ser dada pela rede pública através de soluções como esta”, diz.

Os postos que já estão em funcionamento no bairro do Junqueiro (em Carcavelos) e na antiga Refinaria de Matosinhos, são apenas o início de uma rede que a Galp diz já estar a preparar noutros pontos do país.

O projeto alinha-se com o objetivo de expansão da rede de pontos de carregamento operada pela Galp, que conta já com mais de 5.500 pontos instalados.