Pioneira na mobilidade elétrica em Portugal e com mais de metade dos postos rápidos existentes no território nacional, a Galp planeia atingir os dez mil pontos de carregamento em Portugal e Espanha até 2025. Nuno Bonneville, especialista em serviços integrados para a mobilidade elétrica e atual head of E-Mobility da Galp, aborda nesta entrevista os produtos e soluções que consolidam o papel de referência da empresa junto dos clientes profissionais, mas também a estratégia de desenvolvimento de novos combustíveis que vão contribuir para a descarbonização das frotas

Em 2023, o número de automóveis ligeiros 100% elétricos novos vendidos em Portugal deverá atingir ou mesmo superar as 35 mil unidades e o parque circulante destas viaturas poderá duplicar em relação a 2021. Como é que a GALP está a responder a este consequente aumento da procura de soluções de carregamento em apenas dois anos?

A Galp está presente na mobilidade elétrica desde 2010. Nessa altura, fomos a primeira empresa, a nível europeu, a instalar um posto de carregamento rápido numa estação de serviço.

De facto, a partir de 2020 houve uma consolidação da nossa aposta de modo a acompanhar a procura. Assim, em 2020 tínhamos 513 pontos disponíveis para os nossos clientes e em 2021 passámos a ter 1.000 pontos de carregamento, duplicando a nossa oferta face ao ano anterior. Em 2022 chegámos aos 2.000 pontos. Duplicámos de novo a oferta e inaugurámos o eixo elétrico Lisboa-Madrid.

Em 2023 já vamos nos 3.000 pontos e caminhando rapidamente para atingir os 5.000 pontos de carregamento até ao final do ano. Por isso, mais do que duplicaremos a oferta, ao acrescentar 3.000 pontos aos que estavam em operação em janeiro.

Temos o objetivo de atingir os 10.000 pontos na Península Ibérica em 2025, fazendo com que, em cinco anos, entre 2020 e 2025, a nossa capacidade de pontos na rede tenha aumentado cerca de 20 vezes, acompanhando assim o crescimento das vendas de VE.

O que está a ser feito dirigido às necessidades de mobilidade dos clientes profissionais, sejam soluções de carregamento nas empresas ou na casa dos utilizadores dessas viaturas?

Temos uma proposta que consiste em oferecer uma consultoria dedicada às necessidades dos clientes profissionais. Uma oferta que seja o mais eficiente possível, tendo em conta a frota disponível e as condições técnicas (e físicas) de instalação. Para além desta consultoria inicial, tratamos de toda a questão técnica da instalação e operação dos equipamentos. Para isso, disponibilizamos uma plataforma fornecida por uma empresa do grupo, a Daloop, que permite aos clientes terem acesso a uma quantidade de reports que contêm informação operacional dos equipamentos, das utilizações, dos custos de energia associados e que permitem uma gestão mais eficiente das frotas dos clientes.

Temos também soluções para condomínios empresariais – integradas na rede Mobi.E – de modo a garantir a transparência de faturação entre o proprietário do condomínio e as empresas nossas clientes que requisitam o serviço. E ainda a solução de DPC (também integrada na Mobi.E) mais dedicado ao segmento residencial, mas que permite às empresas fazerem a aposta na eletrificação da sua frota permitindo que seja a empresa a suportar os custos de carregamento dos colaboradores.

Em maio de 2022, a Galp disponibilizou o primeiro cartão híbrido destinado a empresas, para abastecimento de combustível e de eletricidade. Qual está a ser a recetividade do cartão Galp Corporate e quais as vantagens que este cartão oferece?

As empresas têm vindo a demonstrar cada vez mais recetividade ao cartão híbrido Galp Frota Corporate, que dá acesso à maior rede de postos de combustíveis da Península Ibérica, sendo o único no mercado que integra o acesso aos pontos de carregamento elétrico da rede MOBI.E em Portugal. A isto somam-se as vantagens já conhecidas dos nossos clientes empresariais, tais como descontos imediatos, a possibilidade de adquirir produtos e serviços Galp e pagar portagens em toda a Península Ibérica.

As empresas portuguesas estão a internacionalizar-se e existem cada vez mais empresas europeias instaladas em Portugal. Também a mobilidade particular dos portugueses é cada vez mais eletrificada e a autonomia das viaturas está a quebrar o receio das viagens além fronteiras. Sendo a Galp uma empresa presente em cada vez mais mercados, como é que está a posicionar-se para acompanhar esta jornada dos condutores?

Existe uma clara complementaridade entre a rede de acesso público que a Galp tem vindo a desenvolver e a expandir e as soluções para profissionais e empresas.

A Galp, como empresa com grande presença no mercado ibérico, vai em breve permitir que os seus clientes utilizem os postos de carregamento nas duas geografias da forma mais simples e cómoda possível. Ou seja, transpor a interoperabilidade que é já uma realidade em Portugal, para a nossa rede de postos de carregamento que está a ser criada em Espanha.

Estamos também atentos aos desenvolvimentos que estão a ser levados a cabo pela Mobi.E com a ligação a outras de plataformas de e-roaming (ex. Hubject, Gireve, etc.) para aumentar a oferta aos nossos clientes.

A mobilidade elétrica nas empresas é cada vez mais parte de um ecossistema que envolve a auto-produção de energia a partir de fontes renováveis. Que soluções disponibiliza Galp neste âmbito?

Temos uma presença Ibérica bastante importante no Solar, contando já com cerca de 1.4GW de capacidade instalada. No que diz respeito ao hidrogénio, somos pioneiros em Portugal e temos planos para uma rede Ibérica de carregamento de veículos fuel cell. Temos ainda a decorrer projetos de segunda vida de baterias de veículos elétricos, em que pretendemos aproveitar o rendimento das baterias em fim de vida, agregando-as em pontos de carregamento ultrarrápido, com isso diminuindo as necessidades de energia e os custos de funcionamento.

Em 2023 vai nascer o primeiro ponto de carregamento ultrarrápido da Galp, alimentado por baterias de segunda vida e painéis fotovoltaicos.

E dedicadas sobretudo ao segmento de profissionais e empresas, estamos a apresentar cada vez mais soluções que permitam a integração das nossas soluções de mobilidade elétrica com projetos de produção fotovoltaica, promovendo a eficiência e redução de custos.

Como é que a Galp está a explorar as possibilidades de utilização do hidrogénio para produzir energia ou para incorporar alguns combustíveis, a produção de biocombustíveis e de combustíveis sintéticos, vistos como uma etapa da descarbonização dos transportes?

Com o mindset na descarbonização, a Galp está a percorrer um caminho para atingir a neutralidade carbónica até 2050 e para transformar a refinaria de Sines num parque de energia verde, promovendo, quer a produção de combustíveis renováveis, nomeadamente, o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) e o SAF (Sustainable Aviation Fuel), quer a utilização de hidrogénio renovável (hidrogénio verde).

No sector da mobilidade, os biocombustíveis produzidos a partir de matérias-primas residuais e o os combustíveis sintéticos produzidos a partir de hidrogénio verde são alternativas complementares importantes no curto e médio prazo para uma transição energética justa, nomeadamente para a descarbonização de sectores mais difíceis de eletrificar como os transportes pesados, transporte marítimo e a aviação.

Em particular na rodovia, a estratégia da Galp para o HVO está em conformidade com as iniciativas de descarbonização em curso, procurando incentivar a utilização de biocombustíveis produzidos a partir de resíduos. Inclusive, a Galp já tem disponível no seu portfólio para os seus clientes B2B o Gasóleo Renovável 100% (HVO).

Galp vai instalar em Vilamoura maior concentração de pontos de carregamento ultrarrápido do país

Postos ultrarrápidos e hubs de carregamento para veículos comerciais

Em Portugal escasseiam carregadores públicos rápidos, com velocidade de carregamento próxima e superior a 100 kW, e hubs de carregamento que satisfaçam as necessidades, por exemplo, de veículos de transporte de mercadorias. O que a Galp tem feito para suprir estas necessidades?

Em 2010, a Galp instalou o primeiro posto de carregamento rápido de 50 kW. Em 2020 foi a vez de instalar o primeiro posto de carregamento ultrarrápido de 160 kW.

Em 2022 criámos o primeiro hub de carregamento ultrarrápido, com cinco carregadores de 180 kW. Isto exemplifica bem que a consciência de que é necessário fazer este trabalho e que a Galp tem vindo a fazê-lo já há bastante tempo. Temos bastantes postos de carregamento com velocidade de carregamento superior a 100 kW em construção, para entrada em funcionamento ainda este ano. E estamos também a avaliar parcerias para o desenvolvimento de postos de carregamento dedicados a viaturas de transporte pesado eletrificadas que podem variar entre os 24 e os 84 meses.

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