A Galp e a empresa têxtil Paulo de Oliveira, com sede na Boidobra, Covilhã, anunciaram a criação de uma Comunidade Solar que irá beneficiar cerca de 1200 famílias e negócios da região com energia renovável a preços mais acessíveis.
O projeto baseia-se na partilha do excedente gerado por 14.684 painéis fotovoltaicos, com uma potência instalada de 5,2 megawatts-pico, colocados na sede do grupo têxtil.
Esta iniciativa integra a nova solução Comunidades Solares Galp, que permite às empresas com produção solar partilhar a energia não consumida com a comunidade. O objetivo é aumentar o retorno do investimento em energias renováveis e contribuir para uma utilização mais eficiente da rede elétrica.
Na Covilhã, além da partilha com a comunidade local, o grupo Paulo de Oliveira irá distribuir parte da energia gerada com outra empresa do mesmo grupo, a Tessimax. Esta solução permite maximizar o autoconsumo entre as duas unidades, sem necessidade de expandir as infra-estruturas atuais.
Segundo Vera Vicente, diretora de Enterprise da Galp, as Comunidades Solares reforçam a carteira de soluções energéticas da empresa, apoiando a transição energética das empresas e facilitando o acesso das comunidades a energia limpa e mais competitiva.
Luís Oliveira, administrador do grupo Paulo de Oliveira, afirma que este projeto representa mais um passo no caminho da sustentabilidade. Destaca ainda que a iniciativa traz benefícios adicionais à comunidade, ao disponibilizar energia limpa a um preço mais acessível.
Greenvolt leva Mobilidade Solar à 12.ª Conferência Gestão de Frotas
Comunidade Solar Galp
De acordo com o comunicado da Galp, a empresa assegura modelos de negócio adaptados a empresas que ainda não dispõem de painéis solares, permitindo-lhes produzir e consumir energia renovável sem investimento inicial. Nestes casos, as poupanças na fatura de energia podem chegar aos 60 por cento.
Para famílias e empresas que aderirem à comunidade solar, o acesso à energia não exige qualquer investimento, gerando poupanças que podem equivaler a duas faturas de eletricidade por ano.
Os clientes da Galp com contratos de eletricidade e gás beneficiam ainda de um desconto adicional até 60 euros durante o período de licenciamento da comunidade e continuam a usufruir de uma redução de 2 por cento na fatura após essa fase.
A Galp assegura a gestão integral das comunidades solares, incluindo a angariação de consumidores, o licenciamento e a operacionalização, garantindo que todas as partes beneficiem da partilha eficiente da energia solar produzida.