Os carregamentos de carros elétricos na rede Galp aumentaram 60% no primeiro trimestre de 2023.

Foram feitos 196.413 carregamentos entre 1 de janeiro e 31 de março. Uma intensificação da procura da rede Galp que, segundo a empresa portuguesa, se deve à expansão de postos de carregamento na sua rede, com projetos de investimento que visam um objetivo global de dez mil pontos em Portugal e Espanha já em 2025.

E essa expansão está a materializar-se, com a rede Galp a conhecer já nas próximas semanas novas localizações com carregadores: Vilamoura e Santa Maria da Feira, por exemplo. Dois locais que contribuirão, no total, com mais 126 pontos na rede nacional Galp.

Vilamoura

O projeto de Vilamoura, dividido em duas fases de desenvolvimento, já tem em operação nove localizações com carregador ultrarrápido duplo de 100 kW (18 pontos de carregamento a servirem o mesmo número de lugares de estacionamento).

Este projeto prevê ainda a construção, até janeiro do próximo ano, de mais dez localizações com carregador ultrarrápido duplo de 100 kW.

Com o culminar deste projeto, diz a Galp, Vilamoura tornar-se-á na localidade nacional com maior densidade de pontos de carregamento ultrarrápidos em domínio público.

Santa Maria da Feira

Nesta região, o projeto resulta de uma concessão municipal que prevê 44 localizações: 40 carregadores normais (22 kW) e quatro carregadores rápidos (50 kW).

Atualmente há já 13 localizações com pontos de carregamento, estando previstos um total de 88 pontos de carregamento no município quando terminada a construção total. A Galp assegura que todas juntas de freguesia do município estarão cobertas pela rede de carregadores de carros elétricos.

Fundo Ambiental ainda não regulamentou apoios para a compra de carros elétricos em 2023

A rede Galp

  • Atualmente opera mais de 2.600 pontos de carregamento, com uma capacidade instalada de 45 MW;
  • Até final de 2023, a Galp espera ter instalados cinco mil pontos de carregamento elétrico em Portugal e Espanha, para um total de dez mil em 2025.