A Stellantis anunciou que toda a sua gama de ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros já é totalmente compatível com diesel à base de Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO).
Este combustível também está validado para utilização em muitos veículos Stellantis existentes, equipados com motores Euro 5 e Euro 6 identificados com XTL nos respetivos bocais de enchimento.
MyTasks, a nova ferramenta de gestão de frotas da Stellantis
Outros veículos diesel Euro 6 não XTL são compatíveis com diesel HVO quando estão equipados com os seguintes motores:
- 1.3 MultiJet
- 1.6 MultiJet
- 2.0 MultiJet
- 2.2 MultiJet
- Novo 2.2 MultiJet 4.0
- 3.0 V6 MultiJet
- 2.3 MultiJet (F1A – Fiat Ducato)
Este combustível ecológico alternativo ao gasóleo tradicional é um biocombustível derivado de matérias-primas renováveis, como óleos vegetais usados, gordura animal e resíduos de óleos alimentares. Difere, por isso, do gasóleo tradicional, que é produzido à base de petróleo.
De acordo com a Stellantis, o processo de hidrogenação utilizado para produzir o HVO (o “diesel verde”, como lhe chama) gera um combustível mais limpo, sem enxofre, com baixos níveis de compostos aromáticos e poluentes, tornando-o numa opção ambiental e sustentável.