Com um peso significativo nas vendas da Peugeot em Portugal, nomeadamente nas vendas a empresas, a Gamobar Porto orgulha-se de um conjunto de iniciativas que reforçam a sua presença neste canal
A Gamobar foi pioneira, em Portugal, no arranque do Peugeot Professional, ao implantar, em 2011, o primeiro centro na Europa.
O trabalho de aproximação às empresas desenvolvido desde então deu frutos, permitindo aumentar exponencialmente o peso desse segmento no seu volume de negócios. “Embora sem nunca descurar o cliente particular”, como garante Paulo Cunha, diretor geral da Gamobar, concessionário Peugeot do Porto.
Mantendo um contacto permanente e personalizado com as empresas, este responsável evidência a importância da ligação de proximidade com os clientes.
O resultado, segundo Paulo Cunha, é uma relação de parceria cuja face mais visível é o projeto “Made in Portugal”, promovido pela Gamobar, destinado à promoção dos produtos feitos no nosso País.
Que peso tem a Gamobar para as vendas globais da Peugeot na região norte e em Portugal?
O peso é significativo e resulta de uma forte tradição que tem a ver com o historial da empresa na região onde está inserida. Recordo, e será importante salientá-lo, que a Gamobar foi importador da Peugeot para o Norte de Portugal até 1985 e já soma, atualmente, 52 anos de atividade no setor automóvel, ao longo dos quais construiu alicerces fortes com as suas diferentes e sucessivas gerações de clientes.
Quanto ao resto, vamos fechar 2016 cumprindo, e superando mesmo, os objetivos de vendas fixados no início do ano pela Peugeot Portugal.
E no que se refere a 2017, não deixamos de estar confiantes.
Os centros Peugeot Professional estão a completar 6 anos de existência. O que vieram oferecer de distintivo e de vantajoso para o cliente profissional?
Tendo sido um dos pioneiros no universo da Peugeot no nosso país, o Centro Peugeot Professional da Gamobar distingue-se, em primeiro lugar, pelo perfil da sua equipa comercial. A dinâmica imprimida desde o início na aproximação aos clientes empresariais, mediante uma abordagem focada nas especificidades do produto, permitiu estabelecer relações de confiança e de fidelidade que têm vindo a ser, gradualmente, reforçadas.
Mas este trabalho da Gamobar Peugeot Professional nunca seria tão bem sucedido se a Peugeot não fosse um construtor de referência na versatilidade de soluções de mobilidade que é capaz de oferecer a qualquer empresa.
Atendendo à tipologia de uma parte significativa do tecido empresarial da região Norte do país, ainda há muitos clientes que adquirem as suas viaturas sem recorrer ao renting
Com soluções de financiamento, de manutenção ou pós-venda? Qual é a atitude comercial?
A Peugeot Portugal dispõe, o que se reflete na sua rede de concessionários, de uma organização modelar em termos de política comercial, destacando-se não apenas pela capacidade de resposta rápida às solicitações do mercado, mas também por apresentar diferentes soluções de financiamento ajustadas às necessidades de cada empresa, independentemente da sua dimensão.
No pós-venda, a Gamobar oferece diversas vantagens reconhecidas pelos nossos clientes, entre as quais se destaca o Call Center permanente para lhes prestar apoio, bem como equipas especializadas no setor empresarial, horários alargados nas oficinas também com abertura aos sábados.
Em suma, os clientes sabem que podem contar com apoio da Gamobar quando necessitam dela.
E que modelos são mais procurados pelos clientes profissionais?
De forma indiscutível, o Peugeot Partner e essa preferência do cliente profissional explica-se pelo facto de ser um modelo – curiosamente, produzido em Portugal, na fábrica da PSA de Mangualde – que, pelas suas características e polivalência, encaixa no perfil de necessidades de mobilidade das pequenas e médias empresas.
Uma preocupação de muitos frotistas são os recondicionamentos. Têm algum serviço/solução específica para esta área?
Atendendo à tipologia de uma parte significativa do tecido empresarial da região Norte do país, ainda há muitos clientes que adquirem as suas viaturas sem recorrer ao renting.
Mas quando as empresas optam por esse tipo de serviço, já sabem, por experiência, que devem devolver às gestoras de frota as viaturas devidamente recondicionadas e a Gamobar também presta tal serviço sempre que é necessário fazê-lo.
Gamobar promove empresas “Made in Portugal”
O mercado automóvel está a crescer mais do que o previsto este ano. Que balanço faz deste facto?
É uma realidade que o mercado automóvel se encontra em crescimento, embora à medida que nos aproximamos do final do ano esteja a ser feita uma correcção.
De qualquer modo, creio que as projeções da Peugeot irão confirmar-se e haverá um crescimento de 9 por cento face a 2015. Vamos aguardar…
E que avaliação faz da proposta de Orçamento para 2017?
Como se sabe, existe essa proposta no Orçamento de Estado para atualização da fiscalidade automóvel, embora se preveja que 2017 possa ter, no mínimo, um mercado igual a 2016 no tocante a novas matrículas.
A confirmar-se, o previsto aumento da carga fiscal não terá grande impacto no setor automóvel.
A Gamobar costuma desenvolver algum tipo de ações dirigidas aos frotistas?
Mantemos um contacto permanente e personalizado com as empresas nossas parceiras de negócios, estabelecendo com elas um fluxo contínuo de comunicação/informação.
O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nessa área apresenta uma forte componente de proximidade, correspondendo, com sucesso, aos objetivos e interesses de ambas as partes.
No entanto, têm também outras iniciativas no âmbito da promoção dos produtos nacionais e que sei que são fundamentais na vossa relação com os clientes. Fale-me da sua importância.
De facto, em 2012, decidimos dar visibilidade ao “Made in Portugal”, promovendo tudo o que se produz no nosso país e, fundamentalmente, é exportado.
Vale a pena lembrar que o impacto atual das exportações no PIB é de 41% e dá-se a feliz coincidência de a Peugeot produzir em Portugal, na fábrica de Mangualde, um veículo de elevada qualidade como é o Peugeot Partner.
As empresas parceiras da Gamobar receberam de bom grado e interpretaram de forma magnífica essa iniciativa e a verdade é que têm dado preferência ao Partner, em detrimento de outras viaturas que não são fabricadas no nosso país.
Então, a dinâmica da promoção da marca “Made in Portugal” ajudou a Gamobar a consolidar a sua posição no mercado e, paralelamente, serviu de alavanca à projeção de outras empresas exportadoras.
Peugeot Professional Gamobar
Além de disponibilizar propostas financeiras ajustadas à atividade das empresas (incluindo contratos Peugeot Service – manutenção e extensão de garantia), este serviço proporciona também test-drives de viaturas comercias, mantém disponível para entrega um stock de viaturas e oferece um horário alargado até às 21 horas, com oficinas abertas sábado, durante todo o dia.
CAIXA DE CONTACTOS
Nome: Paulo Cunha
Cargo: Diretor geral Gamobar Peugeot
Telefone: 226 196 900
Emai: paulo.cunha@gamobar.pt
Internet: www.rede.peugeot.pt/grupogamobar