Chama-se “Gasolina Azul” e é o novo combustível de baixas emissões de carbono desenvolvido em conjunto pela Bosch, Shell e a Volkswagen.
A Gasolina Azul contém até 33% de energias renováveis e garante uma redução das emissões de carbono do poço à roda (well-to-wheel) de pelo menos 20% por quilómetro percorrido.
A título de exemplo, numa frota de mil ligeiros a gasolina (Volkswagen Golf VIII 1.5 TSI), para uma quilometragem anual de dez mil quilómetros para cada viatura, podem vir a ser economizadas mais de 230 toneladas métricas de CO2.
O plano inicial passa por disponibilizar a Gasolina Azul em postos de abastecimentos normais ao longo do ano, a começar na Alemanha.
A Gasolina Azul está em conformidade com o padrão EM 228/E10 e ultrapassa o imposto em parâmetros-chave, como a estabilidade de armazenamento e o comportamento de ebulição.
Acresce o facto de conter aditivos que mantêm o motor limpo e o protegem contra a corrosão.
Este combustível pode ser distribuído através da rede de postos de abastecimento existente e também pode ser usado em todos os veículos novos e existentes para os quais a gasolina Super 95 E10 foi aprovada.
“A Gasolina Azul é outro alicerce na redução efetiva das emissões de CO2 por parte dos veículos”, diz Sebastian Willmann, chefe de Desenvolvimento de Motores de Combustão Interna da Volkswagen.
Segundo o responsável, a Gasolina Azul possui uma alta estabilidade de armazenamento que a torna particularmente adequada para utilização em veículos híbridos plug-in: “no futuro, a expansão da infraestrutura de carregamento e de baterias maiores significará que esses veículos funcionam predominantemente com energia elétrica e, portanto, que o combustível pode permanecer no depósito por períodos mais longos”, diz.
A Bosch vai lançar a Gasolina Azul nos postos de abastecimento de empresa já a partir deste mês, começando pela sua fábrica de Schwieberdingen. No decorrer do ano, a empresa vai implementar a Gasolina Azul nos postos de abastecimento das localizações de Feuerbach e Hildesheim, sendo o fornecimento da gasolina convencional Super 95 E10 gradualmente eliminado.
A Bosch acredita que os combustíveis renováveis com baixo teor de carbono e neutros em carbono não substituirão a eletromobilidade, mas funcionarão como complemento.
O uso desses combustíveis faz sentido em todos os modos de transporte, diz a Bosch, mas especialmente naqueles para os quais ainda não há um caminho claro e económico para a eletrificação.
Ao usar a Gasolina Azul, a Bosch afirma que não cabe apenas aos novos veículos reduzir as emissões de CO2 do sector dos transportes: a frota existente também pode ajudar a atingir as metas climáticas.