A Geotab anunciou uma parceria com a Volkswagen Group Info Services AG (VW GIS). Deste acordo nasce a possibilidade dos gestores de frotas constituídas por veículos Volkswagen, Audi, SEAT, CUPRA, Škoda e Volkswagen Veículos Comerciais poderem agora beneficiar de uma solução telemática integrada e chave-na-mão, tudo num ecossistema unificado.

Ao combinar dados das frotas compostas por modelos do grupo alemão, e no caso dos clientes da frota darem o seu consentimento, os sensores incorporados recolhem os dados gerados pelo veículos. Mediante pedido, os dados são transferidos para a plataforma Geotab através de uma interface de programação de aplicações (API). Aí, a plataforma Geotab simplifica a recolha e a conversão dos dados, permitindo uma análise avançada desses mesmos dados e a obtenção de informações acionáveis, garantindo simultaneamente a privacidade e a segurança dos dados.

Esta integração garante ainda que toda a informação é transmitida e armazenada numa base de dados segura da Geotab, para que esteja sob o controlo do proprietário da frota. Estes dados inteligentes ajudam as frotas de empresas de leasing e aluguer de veículos, de entrega de última milha, de empresas e serviços públicos e de operadores de mobilidade a tomarem decisões (quase) em tempo real sobre produtividade e conformidade.

Christoph Ludewig, vice-presidente para a Europa OEM e Leasing/Rental/Mobilidade da Geotab, diz que a parceria com a VW GIS permite à empresa chegar a uma base de clientes mais alargada que procura soluções de gestão de frotas através da telemática nativa. “As integrações com marcas do portefólio do Grupo Volkswagen permitem-nos reforçar ainda mais a confiança dos clientes. Mas a Geotab não é a única a ganhar”, acrescenta. O responsável acredita que a integração do VW GIS oferece muitas vantagens tanto para os OEM como para os clientes, uma vez que os OEM não têm de construir e manter a sua própria pilha de tecnologia para processamento, análise e visualização de dados. Ao invés, “o cliente alimenta perfeitamente os seus dados na plataforma telemática através da nuvem para a nuvem utilizando API. Os clientes continuam a receber todos os pontos de dados específicos dos OEM, incluindo os de outros OEM no contexto de uma frota multimarca – otimamente processados e integrados com outros dados da frota para fornecer uma visão de 360º das suas frotas”, conclui.

Patricia Stich, presidente do Grupo Volkswagen Info Services AG, manifesta o seu entusiasmo pela parceria com a Geotab para fornecer telemática avançada aos operadores de frotas europeus. “Ao integrar os dados gerados pelos veículos produzidos pelo Grupo Volkswagen com as soluções da Geotab, capacitamos os gestores de frotas a melhorar a eficiência, segurança e sustentabilidade, permitindo decisões quase em tempo real sem hardware adicional”, diz.

A plataforma MyGeotab integra agora dados gerados por veículos de vários fabricantes, incluindo o Grupo Volkswagen (VW, Audi, Škoda, CUPRA, SEAT), o Grupo BMW-Mini, a Renault, a Dacia, a Ford, todas as marcas Stellantis e a Mercedes-Benz, entre outros, bem como dados do próprio dispositivo telemático da Geotab. Além disso, estas análises contribuem para os esforços de sustentabilidade, bem como para os relatórios CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive). Por exemplo, os operadores de frotas podem otimizar as rotas, aumentar a eficiência do combustível, identificar o potencial de eletrificação, incentivar uma maior segurança e reduzir os tempos de inatividade. O MyGeotab processa os dados em informações abrangentes, proporcionando aos gestores de frotas uma melhor compreensão do desempenho da frota.

A solução integrada da Geotab para a VW GIS estará disponível na Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.