A segunda edição da Global Mobility Call (GMC), que decorreu entre 24 e 26 de outubro na IFEMA Madrid, registou um aumento de 42% no número de participantes (relativamente à anterior edição).
Esta edição, que contou com oito mil profissionais participantes e cerca de 500 oradores distribuídos por 120 mesas redondas e conferências sectoriais, foi, segundo a organização, um sucesso, “consolidando a GMC como um ponto de encontro fundamental para debater a mobilidade sustentável numa perspetiva holística”.
Também o número de expositores cresceu (76%), tendo participado no evento organizado pela IFEMA Madrid e Smobhub mais de 104 organizações.
Durante estes três dias, os participantes tiveram oportunidade de ficar a par das últimas tendências, inovações e projetos de última geração que estão a moldar o futuro da mobilidade global sustentável.
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Resumo da Global Mobility Call
A Global Mobility Call afirmou-se como uma plataforma internacional única, capaz de reunir todas as indústrias e partes interessadas envolvidas na mobilidade sustentável de pessoas e bens.
Estes são alguns dos temas discutidos e destaques da 2.ª edição da GMC:
- O papel da eletrificação e dos combustíveis alternativos na descarbonização, a multimodalidade dos transportes, as novas infra-estruturas, a par da inovação, digitalização e novas tecnologias; tudo com vista à criação de um paradigma de uma nova mobilidade mundial, não contaminante, segura, acessível e sustentável;
- Itália foi parceira, através da Agência Italiana para o Comércio Externo, que promoveu as PME e startups italianas num espaço de exposição de 80 metros quadrados, onde 12 destas empresas exibiram tecnologias e inovação nos diferentes sectores da mobilidade sustentável;
- Foram apresentados, pela primeira vez, os Prémios Innowinner, Personalidade e Stand Sustentável, que reconhecem as melhores iniciativas tecnológicas, a sustentabilidade dos expositores e as carreiras profissionais de destaque em prol da mobilidade sustentável. A empresa Antolin venceu o Prémio Innowinner, a Personalidade foi Trent Victor e o stand da empresa Arriva venceu o Prémio Participação Sustentável;
- Bertrand Piccard, o primeiro aeronauta a dar a volta ao mundo num avião solar sem combustível, falou sobre as soluções existentes para enfrentar a crise ambiental em sectores como a mobilidade, a energia, a agricultura, os resíduos, a água e a construção. Peggy Liu, da Joint US China Collaboration on Clean Energy, defendeu o papel que a China pode desempenhar como “parceiro fundamental em termos de infra-estruturas” para uma mobilidade com pegada zero;
- Debateram-se temas urgentes de mobilidade, como a multimodalidade no transporte de passageiros ou a transformação dos serviços aos viajantes na União Europeia, mais concretamente o desenvolvimento de Serviços de Mobilidade Digital Multimodal;
- Foi feita uma conferência alargada sobre os Corredores 360º: Atlântico e Mediterrâneo. Os corredores transeuropeus são uma infraestrutura multimodal fundamental para o desenvolvimento económico e social, bem como para as ligações na Europa e para a descarbonização do transporte de mercadorias e de passageiros. Os representantes das instituições e das empresas privadas salientaram que estas infraestruturas são a alavanca que permitirá uma melhor eficiência para as empresas e uma melhor conectividade para os cidadãos;
- Deu-se ainda atenção aos motopropulsores alternativos. A eletrificação dos veículos foi uma das temáticas mais abordadas, tendo mesmo sido apresentada como um caminho indispensável para a mudança para modelos de mobilidade sustentável, juntamente com a digitalização e a inovação. Diferentes especialistas em mobilidade elétrica explicaram a urgência de alcançar uma realidade com uma maior presença de veículos eléctricos e de acelerar a eletrificação para cumprir os objectivos estabelecidos pela União Europeia. Outros combustíveis alternativos, como o hidrogénio ou o biometano, também foram mencionados como formas complementares de alcançar uma mobilidade limpa;
- Houve ainda espaço para a apresentação de projetos inovadores e soluções de ponta, onde mais de 100 empresas e startups apresentaram ideias para as áreas dos transportes, infra-estruturas, bens de consumo, tecnologia e até mesmo sector jurídico, desempenhando cada um deles um papel fundamental no desenvolvimento de soluções de mobilidade;
- Na área de exposição, o projeto Mission H24 exibiu o seu primeiro protótipo de carro de corrida hidrogénio-elétrico, o Le Mans Prototype Hydrogen (H2) Gaseous. O carro tem como objetivo mostrar o potencial do hidrogénio tanto para o circuito de resistência como para a mobilidade em geral. Outras das novidades nesta área foram um simulador de Fórmula E, um robot-guia para invisuais em grandes espaços ou soluções de segurança para peões, entre outras;
- Do lado de fora do pavilhão, a empresa turca Karsan apresentou o e-Atak, um autocarro elétrico autónomo que, pela primeira vez na Europa, consegue gerir com sucesso o tráfego rodoviário em quaisquer condições de estrada e sem necessidade de intervenção do condutor.
As informações fornecidas pelos oradores e as discussões nas áreas do congresso serão compiladas no primeiro relatório de mobilidade sustentável do GMC, que os especialistas do Instituto Fraunhofer irão produzir nas próximas semanas.
A terceira edição da Global Mobility Call já tem data marcada: 19 a 21 de novembro de 2024, também em Madrid.