A GoWithFlow lançou o primeiro sistema de gestão de mobilidade sustentável direcionado para empresas.
A nova solução da GoWithFlow utiliza a plataforma de Gestão de Mobilidade Sustentável, uma base tecnológica que coordena ativos móveis e utilizadores para fornecer, em tempo real, dados sobre como são utilizadas as frotas, estações de carregamento e outros componentes do ecossistema de mobilidade das empresas.
Alicerçada na Gestão de Recursos de Mobilidade Sustentável (GRMS), esta solução da GoWithFlow privilegia uma abordagem de nível empresarial através do qual as empresas podem tornar o transporte numa parte crítica da tomada de decisões a nível executivo, reduzindo os custos de mobilidade e emissões de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que criam novas oportunidades de geração de receitas.
Quais os sistemas de mobilidade que podem ser geridos por esta solução?
- Planeamento de mobilidade: um guia para criar e implementar a Gestão de Mobilidade Sustentável que melhor se adapte às necessidades da empresa. Desde frotas eletrificadas, infraestruturas de carregamento e planeamento de alocação de instalações até à aquisição de energia e balanceamento de carga
- Gestão de energia: incluir o carregamento público e privado de veículos elétricos, balanceamento de carga, reservas e monitorização e resposta em tempo real
- Gestão de frotas: transitar para uma frota elétrica ou mista (diversas opções de mobilidade) acrescenta dificuldade na gestão. A GoWithFlow fornece opções de integração para frotas únicas versus partilhadas e soluções de carregamento, utilização e otimização de ativos, além de propor alternativas para a redução da pegada ecológica (carros, bicicletas elétricas ou scooters, por exemplo)
- Serviços de mobilidade: estendem o ecossistema da mobilidade para incluir serviços de transporte público, serviços de mobilidade partilhada e serviços de táxi, por exemplo
- Gestão de transações: diz a GoWithFlow que esta pode ser a porta de entrada para a geração de oportunidades de receitas. Estendendo os serviços de carregamento aos trabalhadores e agrupando os serviços de mobilidade numa plataforma móvel, esta solução pode processar pagamentos, faturação e gestão de perfil de utilizador, transformando a mobilidade em dinheiro
https://fleetmagazine.pt/2020/03/30/por-que-e-que-a-mobilidade-alem-do-automovel-nao-avanca-nas-empresas/
Mobilidade sustentável como sistema de negócio integrado
Segundo a GoWithFlow, as empresas e organizações que pretendam implementar programas de mobilidade sustentável podem, através da GRMS, reduzir os custos totais de mobilidade, melhorar a experiência de mobilidade de clientes e colaboradores e contribuir para a descarbonização da sua pegada de mobilidade.
Em vez de uma abordagem isolada de mobilidade, na qual a empresa equaciona apenas um sistema de gestão de carregamento para veículos elétricos ou uma aplicação para gestão de frotas, a abordagem da GoWithFlow considera a mobilidade sustentável como um sistema de negócio integrado orientado por dados – os decisores podem assim integrar dados de mobilidade de veículos, estações de carregamento, fornecedores de energia, utilizadores e iniciativas de micromobilidade e sistemas públicos.
James Carter, consultor da Visionary Mobility, diz que “o que é único na plataforma da GoWithFlow é a gestão integrada tanto da energia como da mobilidade num único serviço”.
Por seu turno, Jane Hoffer, CEO da GoWithFlow destaca a importância de uma mobilidade sustentável nos negócios de uma empresa: “a mobilidade sustentável não é apenas a coisa certa a fazer, é também uma decisão de negócio inteligente”.
A mobilidade sustentável aproveita o poder do transporte para benefício das organizações e a abordagem unificada de mobilidade da GoWithFlow fornece informações em tempo real que têm “impactos positivos em todas as operações das empresas, não apenas nas suas frotas”, conclui Hoffer.
A GoWithFlow é uma startup que nasce da parceria tecnológica entre a Galp e a CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto), dedicada a projetos de mobilidade de empresas e cidades. Centra-se nos serviços de energia e mobilidade e atua nos sectores privado e público, propondo soluções modulares e escaláveis no âmbito da mobilidade partilhada e elétrica, com o intuito de contribuir ativamente para a transição de frotas abastecidas por combustíveis fósseis para frotas elétricas.