O grupo espanhol Bergé, distribuidor em Portugal das marcas Kia, Jeep e Isuzu, vai passar a representar também a Mitsubishi no nosso País.
A Autoridade da Concorrência deliberou “adotar uma decisão de não oposição à presente operação de concentração”, “uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados relevantes identificados”, pode ler-se no comunicado do regulador com a “Decisão de Não Oposição da Autoridade da Concorrência”.
“A Bergé Automoción, S.L. notifica a aquisição do controlo exclusivo sobre a Mitsubishi Motors de Portugal, S.A., através da aquisição de uma participação maioritária no respetivo capital social, adquirindo por esse meio também o controlo indireto da subsidiária da MMP, a Univex – Comércio de Automóveis – Sociedade Unipessoal, Lda”, refere a notícia da concentração divulgada pela Autoridade da Concorrência.
Quem é o grupo Bergé?
A Bergé Automoción é o maior distribuidor automóvel privado na Península Ibérica e na América Latina, representando um total de 25 marcas. Está presente em Espanha e Portugal (onde representa a Kia, Isuzu, Jep e SsangYong e distribui a Bugatti) e na América Latina (Chile, Peru, Colômbia e Argentina).
O negócio de aquisição da Mitsubishi Motors de Portugal pelo grupo Bergé surge na sequência de operação idêntica ocorrida no início de 2014 com o distribuidor da marca japonesa em Espanha.
Na edição de 4 de Fevereiro, o Negócios noticiou a intenção dos directores da Mitsubishi em Portugal avançarem com uma acção judicial para obter mais informação sobre o negócio, uma vez que os preocupa a situação financeira da “holding” que integra o potencial comprador.