O que é o carpooling para quatro clientes da BMW? A pergunta foi feita por um dos oradores na Conferência Mobility of the Future, organizada pelo BMW Group Portugal, que decorreu quinta-feira em Lisboa.
A resposta funciona como contraponto para a estratégia do grupo para a mobilidade individual: quatro pessoas, cada uma delas no seu próprio carro.
É uma piada que corre no meio, mas serviu para animar uma plateia lotada que assistiu a duas apresentações de executivos do grupo e um debate final. E foi também entregue um BMW Active E ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.
Os dados de utilização deste carro vão entrar num estudo à escala global que a BMW está a fazer sobre a utilização de veículos de propulsão elétrica.
Uma das conclusões indica que os condutores deste tipo de veículos começam a ganhar confiança na autonomia à medida que vai utilizando o carro. A média global das distâncias percorridas situa-se nos 40 quilómetros, avançou a BMW.
A marca quer ir mais longe no que se refere a mobilidade. E isso tanto a nível do que tem a ver com o automóvel como da sua própria utilização.
Quer seja a nível da construção, nos materiais utilizados ou na própria gestão de energia em todo o ciclo de vida do carro, até mesmo à reciclagem, o grupo alemão, através da sua sub-marca BMW i tem vindo a trabalhar o conceito de mobilidade.
No debate que fazia parte da programação, Tiago Farias, professor do Instituto Superior Técnico, disse que o futuro da mobilidade terá que ser mais flexível. “Precisamos de carros, mas mais do que isso”.