O Grupo Brisa foi o vencedor do troféu “Frota do Ano”, atribuído pelo júri dos Prémios Fleet Magazine 2023, patrocinados em exclusivo pela Verizon Connect.

O júri, constituído por representantes de seis empresas Gestoras de Frota, avaliou os projetos concorrentes e destacou o plano de eletrificação/redução de CO2 levado a cabo pela equipa de gestão de frota da Brisa em Portugal, nomeadamente na componente de carregamento, com uma solução de energia autónoma da rede pública e que permitirá atingir a neutralidade carbónica em 2030.

A vitória do Grupo Brisa na categoria “Frota do Ano” dos Prémios Fleet Magazine foi ainda justificada pelas locadoras pelo facto de a empresa ter já 36% dos carros do seu parque eletrificados e ter estabelecido, em 2030, a meta para a descarbonização de toda a sua frota automóvel.

Os investimentos feitos pelo Grupo para garantir a operação em autoestradas com veículos 100% elétricos (VW ID. Buzz) e a utilização de meios próprios de carregamento, bem como a instalação de painéis solares para redução de consumo energético e tentativa de estabelecer autoconsumo também pesaram na decisão das locadoras que votaram no Prémio Frota do Ano.

Brisa: autoestrada para a descarbonização

O Grupo Brisa tem uma frota total de 850 viaturas; a que está eletrificada já representa cerca de um terço da frota total do Grupo, valor que sobe para 70% nas viaturas atribuídas para uso pessoal dos trabalhadores.

Em entrevista concedida à passada edição de março da Fleet Magazine, Luís Prazeres dizia que o balanço da transição energética da frota do Grupo Brisa era positivo, uma vez que, já nessa altura, a adesão aos carros 100% elétricos era na ordem dos 16%, esclarecendo que o tema da transição energética da frota já fazia parte da cultura das pessoas e da missão do Grupo.

Em relação à redução de custos de mobilidade, o investimento em infraestrutura e a cultura de carregamento nos Campus Brisa, prevê uma redução de custos para 1/3 e das emissões em 50%.

Na imagem, a segurar o troféu, Luís Prazeres, responsável pelo departamento de gestão frota do Grupo Brisa. À direita, Mónica Dias, diretora de Marketing da Verizon Connect em Portugal, empresa que patrocina os Prémios Fleet Magazine.

Luís Prazeres salienta que é um desafio eletrificar uma frota como a do Grupo Brisa, que conta com vários tipos de veículos. “Para além da dimensão, há uma complexidade muito grande porque precisamos, por exemplo, de veículos pesados para obras e carrinhas adaptadas para prestarem assistência rodoviária e os veículos da GNR”, acrescenta.

Kia EV6

O regulamento do evento que se encontra em www.premiosfleetmagazine.pt disponibiliza informação detalhada sobre o processo de eleição de cada uma das categorias premiadas.

Nesta página internet é igualmente possível realizar a candidatura às diferentes categorias dos PRÉMIOS FLEET MAGAZINE 2024.