O Hyundai Motor Group revelou a E-GMP, a sua primeira plataforma exclusivamente dedicada a veículos elétricos a bateria (BEV).
A sigla E-GMP significa Plataforma Modular Global-Elétrica e estará disponível na base da gama de novos BEV do grupo sul-coreano, como é o caso do IONIQ 5 e do primeiro BEV dedicado da Kia Motors Corporation, a ser revelado no ano que vem.
Concebida exclusivamente para BEV, a E-GMP possui diversas vantagens em comparação com as restantes plataformas já existentes no grupo Hyundai, uma vez que foram concebidas predominantemente para acomodar motores de combustão interna. Algumas das vantagens, diz o grupo Hyundai, são “a flexibilidade de desenvolvimento, melhor dinâmica de condução, maior autonomia, equipamentos de segurança reforçados e mais espaço para ocupantes e bagagens”.
Conteúdo deste artigo
Desenvolvimento através da modularização
A E-GMP reduz a complexidade através da modularização padronização, permitindo assim um desenvolvimento rápido e flexível dos produtos a partir de uma arquitetura que pode ser utilizada na maioria dos segmentos (desde sedans, SUV e C-SUV).
Concebida para melhores prestações, segurança e maximização de espaço
O grupo Hyundai diz que a E-GMP foi concebida para oferecer conforto a bordo e estabilidade de condução a alta velocidade – conseguidos graças à distribuição ideal do peso entre os eixos dianteiro e traseiro, à posição de montagem do conjunto de bateria num plano inferior da carroçaria e à adoção de motores elétricos localizados no espaço anteriormente ocupado pelo motor de combustão interna.
A bateria está segura mediante uma estrutura de apoio construída em aço de alta resistência, rodeada de componentes de aço estampado a quente que aumentam a sua resistência. Assim, a energia do impacto em caso de colisão pode ser absorvida de forma mais eficiente.
Também o espaço anterior é maximizado. Com o conjunto de baterias montado sob o piso, a E-GMP permite obter um fundo plano no habitáculo, proporcionando mais espaço para as pernas e possibilitando diversas disposições dos bancos dos ocupantes.
https://fleetmagazine.pt/2020/11/06/hyundai-motor-group-junta-se-a-ionity/
Sistema elétrico de elevada potência
O sistema de potência elétrica compacto da E-GMP é composto por um motor elétrico, pela transmissão VE e pelo inversor – componentes que estão integrados num único módulo compacto (uma configuração que proporciona melhores performances e aumenta a velocidade do motor elétrico até 70%).
Embora projetada para tração traseira, a E-GMP permite ainda a opção por tração integral.
Arquitetura E-GMP
Segundo o grupo Hyundai, a arquitetura da E-GMP vai apoiar o grupo nos seus planos de introdução de um total de 23 modelos BEV (incluindo 11 BEV dedicados) e de vender mais de um milhão de veículos deste tipo a nível mundial até 2025.
No contexto da sua visão em matéria de BEV, a Hyundai Motor Company lançou a marca de EV IONIQ, que inclui três modelos BEV dedicados (IONIQ 5, 6 e 7) até 2024.
Já a Kia, por seu turno, está a operar uma transformação em direção à era da eletrificação, sento por base a sua estratégia de médio-longo prazo denominada “Plano S”. A marca pretende, até 2025, aumentar para 20% a quota dos BEV nas suas vendas totais.