A Manheim celebrou 10 anos e essa efeméride foi pretexto para anunciar outras novidades do grupo Cox Automotive, ao qual a leiloeira pertence

São já 10 anos de leiloeira em Portugal, onde um dos maiores marcos passa por ter sido adquirida pela Cox Automotive.

A partir desse momento, as coisas ficaram diferentes. Nuno Castel-Branco passou para funções internacionais no grupo e António Bonzinho na direção da Manheim.

Um dos produtos que acaba de lançar é o Kelley Blue Book, um portal de pesquisa de valores de novos e usados.

“Trata-se de criar uma nova audiência”, diz Nuno Castel-Branco. Os conteúdos deste portal vão estar numa área do Sapo que é o Sapo Motores. Este motor continua a utilizar a base de dados de classificados do Auto Sapo.

Futuramente, e nas pesquisas para os novos, vai gerar um lead para concessionários para pedir proposta.

O Incadea é um produto que já existia em Portugal, que faz parte da área de soluções de retalho.

Trata-se de um software B2B, que consegue facilitar as transações existentes em ambiente de retalho automóvel. Na prática, é um DMS para uso nos concessionários, na área de peças, vendas e oficinas.

É recomendado pela BMW, VW e Opel.

Outro ponto forte desta solução é o facto de ser desenvolvido em parceria com a Microsoft, utilizando o seu ERP como base.

“É uma vantagem que facilita a entrada em qualquer mercado”, diz Nuno Castel-Branco.

A partir do Incadea, consegue-se a interligação com outras soluções. Com o Xtime, consegue-se aumentar a eficiência do pós-venda, desde o booking do cliente ao orçamento.

Este produto vai ser lançado ainda este ano.

Com o Modix, consegue desenvolver o web site do dealer, segundo as regras corporativas das marcas.

Em Portugal, a Volvo utiliza este sistema.

Todos estes sistemas são desenvolvidos para ser integrados, mas podem ser adquiridos em separado.

Na Manheim, as vendas online tomaram conta das físicas.

Neste momento, o rácio é de 70/30.

Os investimentos que têm sido feitos recentemente, seja o Real Time Marketplace o os estúdios 360º têm dado os seus frutos.

“A operação que colocámos com a Manheim em Portugal é muito reconhecida em termos internacionais”, diz António Bonzinho.

No conjunto, a Cox Automotive espera vir a ser mais conhecida no mercado.

Os lançamentos recentes foram apenas o início.