O grupo Montepio foi o grande vencedor do troféu Frota Verde dos Prémios Fleet Magazine 2021. A primeira parte da reportagem à frota do grupo, publicada na íntegra na edição de março de 2022 da revista Fleet Magazine, foi dedicada à apresentação do parque automóvel, ao modelo de gestão e aos objetivos traçados com a eletrificação das viaturas. Conheça os desafios que o grupo Montepio teve de ultrapassar para atingir os seus objetivos e os conselhos deixados às empresas que pretendam encetar a transição energética do seu parque automóvel

Ao vencer o Prémio “Frota Verde” nos Prémios FLEET MAGAZINE e a certificação MOVE+ atribuída pela ADENE, Agência para a Energia, o grupo Montepio pode beneficiar de uma avaliação criteriosa de parâmetros que asseguram melhorias de eficiência energética no desempenho de uma frota automóvel.

“A ADENE trabalhou muito de perto com a nossa Unidade de Serviços Partilhados, porque sendo a área que garante o dia-a-dia da gestão da nossa frota é indicada para disponibilizar todos os dados e demonstrar as evidências necessárias a uma avaliação objetiva e eficaz.

Foram muitas sessões de trabalho, ao longo das quais fomos avaliados com um nível de exigência que só confirma que este projeto tem um propósito bem definido e um processo subjacente devidamente estruturado e organizado.

As apreciações da ADENE ajudaram-nos a consolidar e a comprovar que estamos no caminho certo. Somos muito gratos pela forma profissional com que sempre trabalharam connosco e nos incentivaram a continuar no caminho da eficiência energética”, reconhece Cláudia Monteiro.

A conquista do prémio dá ainda mais convicção a uma decisão que levou a traçar um caminho iniciado há apenas três anos.

“Este prémio é o reconhecimento de um percurso que iniciámos em 2019, com o objetivo de tornar a nossa frota mais sustentável e amiga do ambiente. Tem sido um projeto desafiador, do qual nos orgulhamos, até porque nos posiciona como o primeiro grupo financeiro português a fazer a descarbonização da sua frota automóvel. Vencer este prémio é a confirmação de que estamos no caminho certo”.

Paulo Santos, da ADENE, Agência para a Energia, entrega o certificado MOVE+, que o grupo Montepio recebeu com a conquista do Prémio Frota Verde. Além de Cláudia Monteiro, subiram ao palco da Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting, Luís Montanha Rebelo, Paulo Sá e Pedro Fragoso da USP, Unidade Serviços Partilhados.

Prova superada pelo grupo Montepio

Que desafios tiveram de enfrentar ao longo deste processo?

Sendo o primeiro grupo financeiro português a fazer esta transição energética na sua frota automóvel, tivemos que ultrapassar obstáculos e desafios inerentes a um processo de mudança desta natureza, nomeadamente:

  • Aceitação e confiança por parte dos utilizadores;
  • Oferta reduzida e até algum desconhecimento dos players envolvidos neste mercado;
  • Escassez de oferta de pontos de carregamento pelo país;
  • Falta de soluções, ainda hoje, economicamente aceitáveis para partilha de custos de eletricidade. Por exemplo, nas residências dos colaboradores, no sentido de potenciar o carregamento da viatura em sua casa;
  • Falta de oferta de aplicações que permitam uma gestão única de um cartão Duo, com a vertente elétrica e de combustível no mesmo cartão.

Apesar de tudo, a decisão está a ser bem-sucedida? Que sugestões deixariam para quem pretenda ou esteja a iniciar o processo de eletrificação da frota?

Sem dúvida que está a ser um sucesso, até porque o nosso sucesso é também um sucesso para o ambiente e, consequentemente, uma aposta no futuro.

Já partilhámos com outras instituições a nossa experiência e aprendizagem. É um processo contínuo e temos muito gosto nessa partilha. Quantas mais instituições optarem por esta solução, maior a pressão que teremos sobre o mercado, para que disponibilize mais e melhor oferta, e maior será a contribuição de todos para um ambiente mais sustentável.