É a segunda joint-venture entre o Grupo PSA e a Punch Powertrain e visa a expansão da já existente parceria estratégica das duas empresas no campo da eletrificação.

Esta nova joint-venture, que deverá ficar operacional até ao terceiro trimestre deste ano, vai permitir projetar, fabricar e fornecer a transmissão de dupla embraiagem DT2 da Punch Powertrain aos veículos MHEV e PHEV do grupo PSA, estando, no entanto, prevista a expansão para outros fabricantes automóveis mundiais.

A DT2 é a primeira do mercado a incorporar um motor elétrico num veículo mild-hybrid e garante, segundo o grupo, uma redução de consumos e emissões de CO2 em comparação com veículos equipados com motores térmicos equivalentes.

Desta joint-venture, a Punch Powertrain deterá o controlo maioritário (61%). Jorge Solis, diretor-geral da empresa, refere que esta nova aliança permitirá liderar a industrialização da proxima geração de transmissões para veículos elétricos do Grupo PSA e de outros fabricantes automóveis.

Já Olivier Bourges, vice-presidente executivo de Programas e Estratégia do grupo francês, refere a importância de alcançar uma integração vertical de componentes, especialmente de tecnologias fundamentais, como é o caso de mecânicas eletrificadas. Para Bourges, esta parceria representa “eletrificação a custos acessíveis”.

O Grupo PSA e a Punch Powertrain já tinham assinado previamente um acordo que estabeleceu a sua primeira joint-venture – a “Punch Powertrain PSA e-transmissions assembly” – que visou a produção da caixa e-DCT com dupla embraiagem e destinada à próxima geração de veículos híbridos do grupo francês.