O Grupo Renault anunciou um projeto de evolução da sua organização em torno das suas marcas, dividindo-as agora em quatro Business Units (BU): Renault, Dacia, Alpine e Novas Mobilidades.

O grupo francês pretende, com esta iniciativa, criar uma organização mais simples e mais orientada para a obtenção de resultados, composta por equipas mais coesas agrupadas por marca.

Cada uma das BU assentará, diz o grupo, numa organização autónoma.

Segundo Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, a empresa tem de alterar a forma de agir. Passar da procura pelo volume de vendas para a procura da criação de valor e rentabilidade faz parte da nova visão do Grupo.

https://fleetmagazine.pt/2020/08/12/renault-eletricos-plug-in-hibridos/

“A organização em torno de quatro marcas, em conjunto com as funções transversais da empresa, deverá permitir trabalhar de forma mais simples, orientada para os mercados e para os clientes”, diz de Meo, que começa assim a implementação para aquilo que crê ser “uma alavanca essencial para a recuperação do Grupo”.

A reflexão para a criação e implementação das novas BU será gerida por:

  • Luca de Meo, para a marca Renault
  • Denis Le Vot, diretor das Regiões, Comércio e Marketing do Grupo, para a Dacia
  • Cyril Abiteboul, diretor-geral da Renault Sport Racing, para a Alpine
  • Clotilde Delbos, diretora-geral adjunta e diretora Financeira do Grupo, para as Novas Mobilidades

Recentemente, o Grupo Renault apresentou um plano para fazer face à saída da “crise excecional” que o sector automóvel atravessa.