“Em 2015 esperamos crescer mais de 10% o nosso volume de negócios”
A operar em Portugal desde 1989, a Guerin tem crescido através de um plano de aquisições e alianças, sendo presentemente a segunda maior empresa do sector presente no mercado português.
Em 2015, o desejo é incrementar o seu volume de negócios em mais de 10%, apoiado a sua estratégia em 3 mercados importantes: viatura de substituição, frotas flexíveis para empresas e turismo.
Na entrevista que pode ser lida na íntegra na edição de Setembro de 2015 da FLEET MAGAZINE, Delfina Acácio, diretora geral da Guerin salientou diversas vezes que a primeira preocupação da empresa é a qualidade do serviço prestado: “queremos ser líderes em satisfação de cliente e todas as nossas políticas correlacionam-se com este propósito. Por isso, vemos o futuro com bastante otimismo, vamos continuar a crescer de forma sustentada, cada vez com maior flexibilidade e uma adaptação rápida às solicitações do mercado.”
E, para consegui-lo, a companhia aposta em manter uma frota sempre jovem e instalações modernas, com uma cobertura ampla do território nacional.
“O ano de 2014 foi muito satisfatório e, em 2015, esperamos crescer mais de 10% o nosso volume de negócios”, afirma Delfina Acácio de forma confiante.
Para este crescimento vai contribuir a consolidação da aliança estratégica com a Enterprise, empresa americana que também se carateriza por ser líder em satisfação do cliente.
Para o mercado empresarial, a linha estratégica da Guerin é assegurar soluções de frota flexível que possibilitem uma resposta imediata aos clientes profissionais, sem a necessidade de terem que assumir compromissos e custos fixos a longo prazo.
“Orgulhamo-nos de ter como clientes quase todos os grandes grupos empresariais de referência em Portugal, bem como um conjunto alargado de PME´s. A nossa presença, com 55 estações no continente e ilhas, assegura aos nossos clientes que estamos ao seu lado sempre que precisam de nós. As empresas necessitam de quem lhes possa oferecer um produto adequado e variado a qualquer momento e, por isso, temos vindo a aumentar a nossa presença neste mercado. Julgamos que é um segmento que vai continuar a crescer, devido à tendência que resulta das necessidades crescentes de mobilidade imediata e flexível nas empresas”.
Outro canal significativo para o negócio das RaC é o mercado de viatura de substituição: “trabalhamos com praticamente todas as companhias de seguros e assistências em viagem, bem como com gestoras de frota e concessionários”.
Frota automóvel da Guerin
Até ao final de Agosto de 2015, a antiguidade média da frota era de cerca de 6 meses.
Com 7 a 10 mil viaturas em parque, neste último caso geralmente durante os meses de verão, a sazonalidade da frota obriga a uma gestão muito dinâmica da mesma, com compras anuais que superam as 7 mil unidades.
“Esta é a única forma de ter uma frota sempre jovem, fator primordial para a satisfação dos nossos clientes, já que procuramos mantê-la sempre adequada á procura, seja na gama de passageiros como de comerciais ligeiros”.
Quanto vale o canal RaC para o mercado automóvel em Portugal?
Algo que é igualmente importante para a atividade do turismo: “trabalhamos de forma ativa com todos os mercados de origem dos nossos visitantes e a nossa presença nos três aeroportos do continente e no da Madeira revela-se determinante para uma cobertura correta deste canal. Isto obriga-nos a ter cada vez mais e melhor frota, além de diversificada, mais uma vez para prestar um serviço de qualidade aos nossos clientes”.
A renovação ou extensão do parque é realizada parcialmente com recurso a compras a firme, em parte com acordos de recompra.
Admitindo a possibilidade de poder vir a admitir novas soluções de mobilidade, Delfina Acácio garante que a Guerin “adaptar-se-á permanentemente às necessidades do mercado. De momento, ainda não sentimos procura específica nos segmentos de veículos híbridos e elétricos. Mas estamos muito atentos a esta realidade e preparados para oferecer estas soluções logo que se justifiquem”.
Quem é a Enterprise?
Uma importante parceria estabelecida em 2012 com a Enterprise, a maior empresa de aluguer de viaturas a nível mundial, permitiu à Guerin ganhar redobrada importância no mercado português.
Este acordo com a Guerin foi o primeiro na história da companhia americana e inaugurou a presença da sigla Enterprise em 6 países: Alemanha, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, França, Espanha e Portugal que, na altura e em conjunto, representavam mais de 65% do mercado europeu de aluguer de automóveis.
Com um volume anual de 19,4 mil milhões de dólares, a Enterprise Holdings está classificada pela lista Forbes como uma das maiores empresas privadas da América. Segundo a revista Fortune, é também considerada uma das 500 maiores empresas do mercado livre.
Na época 2015 / 2016 a Enterprise é patrocinador e rent-a-car oficial da UEFA Liga Europa.