Hélder Pedro, secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), é o novo presidente do Comité de Ligação da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
O Comité de Ligação é um órgão que congrega as associações de fabricantes de automóveis dos 27 Estados-membros da União Europeia, e, ainda, do Reino Unido e da Turquia.
Tem como missão analisar toda a legislação discutida nas várias instituições ao nível da União Europeia, assim como fazer o balanço da implementação das medidas nos vários países.
A escolha de Hélder Pedro, decidida pelos membros da associação que representa as maiores empresas europeias do sector automóvel, ocorre num momento particularmente desafiante para a indústria automóvel.
Além do sector estar a viver uma enorme revolução tecnológica, com a implementação sucessiva de novas exigências técnicas, que obrigam a alterações energéticas profundas para poderem respeitar metas ambientais cada vez mais rigorosas, está, simultaneamente, a enfrentar e a procurar adaptar-se a mudanças nos hábitos de mobilidade dos cidadãos europeus.
Não tendo Portugal a relevância histórica e económica na indústria automóvel de alguns países representados neste comité, a escolha do responsável português assume, por isso, uma importância acrescida.
“O responsável assume a presidência do Comité de Ligação da ACEA numa altura em que a indústria automóvel atravessa uma crise sem precedentes, devido à pandemia de Covid-19. A título de exemplo, refira-se que este sector registou, nos últimos 10 meses, quebras superiores a 35 por cento, apenas em Portugal”, lembra o comunicado da ACAP. As estimativas para 2020 da ACEA apontam para uma quebra de 25% a nível europeu.
A nomeação para o cargo acontece também num momento em que Portugal assume também a Presidência do Conselho da União Europeia.
Quem é Hélder Pedro?
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Helder Barata Pedro conta com um percurso profissional com mais de 30 anos ligado ao sector automóvel.
Tem-se destacado na defesa do mercado automóvel, nomeadamente no trabalho de bastidores desenvolvido para minorar o impacto de algumas medidas fiscais implementadas por sucessivos governos em desfavor do sector.
Por esse papel foi reconhecido com o Prémio Fleet Magazine para Personalidade do Ano em 2018.
Além do cargo de secretário-geral da ACAP assume, desde 2004, a gestão das empresas Valorpneu –sociedade sem fins lucrativos, responsável pela organização e gestão do sistema de recolha e destino final de pneus usados e pela Valorcar, responsável pela gestão dos veículos em fim de vida.
O responsável está ligado, também, há quase duas décadas, à gestão da Auto Informa, sociedade detida pela ACAP, cuja actuação passa pela prestação de serviços técnicos relacionados com a homologação e legalização de veículos.
É ainda gerente da Sogilub – sociedade gestora de óleos usados.