O Help Flash foi criada em Espanha, onde legalmente já pode substituir o triângulo de sinalização.
A partir de 2026 a sua utilização será mesmo obrigatória. A ideia é expandir este instrumento de segurança a mais países, por isso chega agora a Portugal
Quem a conduzir nunca se desviou, no último momento, de um triângulo mal colocado na estrada, que levante a mão. E quem já teve de, em plena autoestrada ou noutra via rápida, de sair do carro, abrir a bagageira e deslocar-se no sentido contrário da via, dividindo a atenção entre os veículos que vêm na sua direção e a montagem do triângulo, sabe bem o perigo que isso representa.
Imaginemos agora que a situação descrita acontece à noite, em dia nevoeiro ou sob outras condições de visibilidade reduzida; quão elevada é a probabilidade de um acidente ocorrer nestas circunstâncias?
E se… e se no veículo existir um simples aparelho que pode fixar-se ao tejadilho através de íman, e esse gesto seja o suficiente para acionar um sinal luminoso amarelo visível a muitas centenas de metros em todas as direções?
Sim, também é possível conseguir parcialmente o mesmo efeito ligando os quatro piscas do veículo… mas e se o problema que originou a sua imobilização for elétrico e não existir energia para a iluminação?
O Help Flash é leve, compacto e alimentado por uma vulgar pilha de 9 volts. As dimensões permitem transportá-lo no porta-luvas de um automóvel, mas também no pequeno compartimento de uma mota, para sinalizar a sua imobilização forçada na estrada, por exemplo.
A pilha assegura-lhe uma autonomia aproximada de 2,5 horas e o aparelho, resistente à água e a impactos, pode também servir como foco de iluminação, já que além dos leds intermitentes amarelos, também tem capacidade para emitir uma luz branca em caso de necessidade.
Já homologado em Espanha, legalmente, o Help Flash pode substituir o triângulo de pré-sinalização no país vizinho.
A empresa que o criou está a desenvolver o mesmo trabalho de sensibilização junto das entidades rodoviárias de outros países, incluindo Portugal. Porém, nada impede que já possa ser usado em complemento ao habitual triângulo; a legislação nacional refere que, em caso de sinistro, o condutor deve sinalizar a sua presença e anunciar previamente o perigo colocando um triângulo de pré-sinalização e usando o colete retrorrefletor enquanto estiver fora do veículo, mas também utilizando luzes de advertência (Artigos 63.º e 87.º – Sinalização de perigo e Imobilização forçada por avaria ou acidente), sempre que o veículo se encontre em posição perigosa.
Mas este é apenas um primeiro passo que a empresa criadora do Help Flash está a dar no domínio da segurança.
O modelo homologado mais simples tem o preço recomendado de 29,90 euros e pode ser encontrado à venda em algumas lojas.
No entanto, brevemente vai conhecer evoluções, como a conectividade com o telemóvel através de Bluetooth ou a adoção de cartão SIM, para permitir avisar de forma automática a seguradora, os serviços de emergência ou de reboque, em caso de acidente ou avaria.
Este Help Flash Smart não tem ainda uma data definida de lançamento e vai depender naturalmente da sua integração com outros serviços, como os de uma seguradora ou dos serviços de emergência, por exemplo, além do necessário enquadramento legal.
Porém, a sua utilidade pode ser semelhante ao sistema ecall utilizado pelos automóveis mais modernos.