O primeiro desafio da Sōzō, o novo importador de automóveis Honda para Portugal é o lançamento da 10.ª geração do Civic.
É um dos modelos mais emblemáticos da marca que está presente em Portugal desde 1974 e que, atualmente, conta com um parque circulante de mais de 125 mil viaturas.
A perder quota de mercado nos últimos anos, a Honda começou a recuperar em 2016 com 2.266 novas matrículas em Portugal (mais 38,6% do que em 2015) e 151.861 unidades vendidas na Europa a 28, mais 20,6% do que no ano anterior.
[slideshow_deploy id=’12913′]
O novo Honda Civic vem substituir a geração lançada no final de 2011 e atualizada em 2014/2015.
A versão de 5 portas (mais tarde, em alguns mercados vai ser disponibilizado um sedan de 4 portas) vai ter uma faixa de preços situada entre os 25.530 euros da versão 1.0 (existe uma versão mais barata por encomenda) e os 31.710 euros do Civic 1.5 Turbo VTEC CVT.
A versão diesel é esperada só daqui a um ano. Enquanto essa versão não chegar, o importador vai continuar as vendas da versão diesel com o modelo atual.
A presença da Honda nas empresas não é muito acentuada, mas a Sōzō quer alterar essa situação. Fonte da marca disse à FLEET MAGAZINE que esse canal não deverá representar sequer 10% das vendas da marca. “As empresas não são a nossa prioridade principal, mas temos planos para este mercado que sabemos ser muito importante para Portugal”, disse Sérgio Ribeiro, o CEO do importador.
Com 4,52 metros de comprimento, 1,80 de largura e 1,43 de altura, o novo Civic é ligeiramente mais largo e mais baixo do que o anterior, mas viu o comprimento crescer cerca de 15 cm.
Interiormente também cresceu, principalmente em largura e em espaço de mala que, com 414 litros, é uma das mais espaçosas da classe. Inclui um fundo duplo 64 litros e tem não tem roda suplente.
A aparência interior é, de resto, completamente diferente do modelo anterior: um tablier com linhas mais clássicas e menos desportivas do que as da anterior geração, apesar de manter a posição de condução baixa e muito dinâmica.
Os motores podem ser combinados com uma caixa manual de seis velocidades ou automática de variação contínua (CVT). A gama a Portugal inclui:
- 1.0 VTEC Turbo, 3 cilindros, 129 cv às 5.500 rpm, 200 Nm a 2.250 rpm (180 Nm com CVT , disponível entre 1.700 rpm e 4.500 rpm). Emissões CO2 de 106 g/km quando equipado com CVT, consumo combinado NEDC de 4.7l/100 km.
- 1.5 VTEC Turbo, 4 cilindros, 182 cv às 5.500 rpm (6.000 rpm com CVT), 240 Nm entre 1.900 rpm e 5.000 rpm (com CVT 220 Nm entre 1.700 rpm e 5.500 rpm). Emissões CO2 de 133 g/km para caixa manual de 6 velocidades, consumo combinado NEDC de 5,8 l/100 km.
- 1,6 a gasóleo, 120 cv, apenas em 2018. Mantém-se em comercialização a versão diesel no modelo atual
Dependendo do nível do equipamento selecionado, pode dispor de suspensão convencional ou ajustável na rigidez dos amortecedores, capazes de variarem a sua capacidade de amortecimento até um modo mais desportivo.
A plataforma é completamente nova e 52% mais rígida de acordo com a Honda e 16 kg mais leve do que a do modelo anterior. A suspensão traseira é igualmente diferente e o tanque de combustível deixa de ficar colocado sob os bancos dianteiros para ocupar lugar por baixo dos traseiros.
A nova geração conta naturalmente com mais equipamento de segurança e ajudas à condução, além de integrar a mais atual tecnologia multimédia e de conectividade. Dependendo sobre o nível de equipamento escolhido, pode equipar-se com ecrã táctil de 5 ou 7 polegadas, compatível com os sistemas Android ou iOS, e acesso à Internet para informações de trânsito, redes sociais ou a previsão do tempo.
Estes são os preços por motor e nível de equipamento disponíveis em Portugal nesta fase de arranque de comercialização. A pintura metalizada acresce 550 euros.
Motor | Versão | CV | CC | CO2 | PVP |
1.0 i-VTEC TURBO COMFORT | 1CD AUDIO | 129 | 988 | 110 | 23 300,00 euros |
1.0 i-VTEC TURBO ELEGANCE | CONNECT | 129 | 988 | 117 | 25 530,00 euros |
1.0 i-VTEC TURBO ELEGANCE | CONNECT NAVI | 129 | 988 | 117 | 26 090,00 euros |
1.0 i-VTEC TURBO EXECUTIVE | CONNECT NAVI | 129 | 988 | 117 | 28 830,01 euros |
1.0 i-VTEC TURBO EXECUTIVE PREMIUM | CONNECT NAVI | 129 | 988 | 117 | 29 730,00 euros |
1.0 i-VTEC TURBO CVT ELEGANCE | CONNECT NAVI | 129 | 988 | 114 | 27 390,00 euros |
1.0 i-VTEC TURBO CVT EXECUTIVE | CONNECT NAVI | 129 | 988 | 114 | 30 130,01 euros |
1.0 i-VTEC TURBO CVT EXECUTIVE PREMIUM | CONNECT NAVI | 129 | 988 | 114 | 31 030,00 euros |
1.5 i-VTEC TURBO SPORT | CONNECT NAVI | 182 | 1498 | 133 | 31 710,00 euros |
1.5 i-VTEC TURBO SPORT PLUS | CONNECT NAVI | 182 | 1498 | 133 | 33 710,00 euros |
1.5 i-VTEC TURBO PRESTIGE | CONNECT NAVI | 182 | 1498 | 133 | 34 710,00 euros |
1.5 i-VTEC TURBO CVT SPORT | CONNECT NAVI | 182 | 1498 | 139 | 33 010,00 euros |
1.5 i-VTEC TURBO CVT SPORT PLUS | CONNECT NAVI | 182 | 1498 | 139 | 35 010,01 euros |
1.5 i-VTEC TURBO CVT PRESTIGE | CONNECT NAVI | 182 | 1498 | 139 | 36 010,00 euros |