Concebido sobre uma plataforma totalmente nova, o novo Honda Civic tem uma carroçaria mais leve mas rígida, baixo centro de gravidade, suspensões novas e interiores totalmente renovados e com tecnologias novas.
Vai estar disponível a partir da Primavera de 2017, inicialmente com motorizações a gasolina 1.0 VTEC TURBO (3 cilindros) e 1.5 VTEC TURBO, caixa manual de 6 velocidades ou automática CTV. Mais tarde e ainda em 2017, seguir-se-à o motor 1.6 i-DTEC.
Um conjunto de sistemas avançados de segurança e assistência à condução – denominado Honda Sensing – coloca-o entre os mais seguros da sua classe.
Com uma silhueta de aparência desportiva, o Civic hatchback é 3 cm mais largo do que o Civic de cinco portas da geração anterior. O carro é 2 cm mais baixo do que o seu antecessor e possui jantes e pneus de maiores dimensões.
O espaço de mala da carroçaria hatchback é de 478 litros.
Em 2017, o Honda Civic vai receber novamente uma versão sedan de quatro portas.
Motores de 1.0 e 1.5 litros i-VTEC TURBO
O novo Civic hatchback é o primeiro modelo na Europa a oferecer o motor tricilíndrico Honda de 1.0 litros e a unidade tetracilíndrica de 1.5 litros, ambos a gasolina e ambos com turbocompressor.
Com 129 cv às 5.500 rpm, ambos disponíveis com as novas caixas manual de seis velocidades ou CVT automática.
A unidade 1.0 VTEC TURBO de três cilindros a gasolina oferece 200 Nm de binário máximo.
Na versão com caixa manual de seis velocidades aparecem às 2.250 rpm, enquanto os 180 Nm da versão com CVT estão disponíveis entre as 1.700 e as 4.500 rpm.
A unidade tetracilíndrica 1.5 VTEC TURBO, também a gasolina, tem prestações superiores à anterior versão de 1.8 litros VTEC do Civic.
A potência máxima é de 182 cv às 5.500 rpm (às 6.000 rpm na versão com CVT). A versão com caixa manual de seis velocidades debita 240 Nm entre as 1.900 e as 5.000 rpm. Na opção com CVT, os 220 Nm surgem entre as 1.700 e as 5.500 rpm.