A título de curiosidade, transcrevemos de seguida um comunicado de imprensa da Honda Portugal enviado às redacções há precisamente 12 anos:

“22 de Setembro de 2006 – O Governo português adquiriu o primeiro veículo híbrido. A Secretaria de Estado do Ambiente apostou no Honda Civic Hybrid, veículo equipado com motor a gasolina e motor eléctrico, mostrando uma evidente preocupação ambiental.

Da direita para a esquerda: Humberto Rosa, Secretário de Estado do Ambiente, Francisco Gomes, Administrador da Honda Portugal, Carlos Brito de Sá, Chefe do Gabinete do Secretário de Estado e Fausto Brito e Abreu, Assessor do Secretário de Estado

Este automóvel permite benefícios na redução do consumo de combustível (4,6l / 100km) e das emissões de CO2, o principal gás responsável pelo efeito de estufa. A redução ao nível do consumo é obtida não só através da utilização do motor eléctrico acoplado ao motor convencional a gasolina, mas também devido ao sistema AutoStop que desliga automaticamente o motor quando o automóvel se imobiliza, como por exemplo nas situações de pára/ arranca do trânsito citadino.

A redução de dióxido de carbono do Civic Hybrid em comparação com o nível de emissões de um modelo similar com um motor 1.4 a gasolina, é de aproximadamente 30g por cada Km realizado. Significa, portanto, que um condutor que realize 20.000 Km por ano, durante 4 anos, reduz as emissões de CO2 para a atmosfera em cerca de 2,40 toneladas.

A Honda já comercializou mais de 1500 unidades de automóveis híbridos em Portugal.

http://fleetmagazine.pt/2017/02/27/mobilidade-eletrica-estado/