Dependendo do tipo de modelos que compõem a oferta em Portugal, estas são as respostas da Hyundai às dúvidas mais frequentes sobre a sua oferta de modelos 100% elétricos ou híbridos com bateria elétrica em Portugal:

1- Grau de complexidade de substituição da bateria elétrica de um elétrico e de um híbrido

A complexidade da operação de substituição da bateria de um elétrico (EV/ZEV/BEV) é elevada, já que obriga a mais requisitos e ferramentas especiais, não só devido à dimensão e peso da bateria, bem como aos processos de validação da correta reparação, incluindo a garantia da “estanquicidade” da bateria após intervenção.

As baterias de viaturas híbridas (HEV/PHEV) são de menor dimensão quando comparadas com as de viaturas elétricas, muito mais simples e geralmente não são estanques.

As intervenções deverão ser igualmente efetuadas nos centros de reparação autorizados da marca e por técnicos habilitados.

Também são necessários procedimentos específicos tais como “desenergização” dos veículos elétricos, equipamento de proteção individual, bem como equipamentos de medição de alta tensão.

2 – Duração prevista da operação, incluindo o prazo expectável para ter a bateria em Portugal

A duração da operação de troca completa da bateria situa-se em entre 4 a 8 horas consoante o tipo de veículo.

A reparação, pressupõe o correto diagnóstico e disponibilidade de componentes, não sendo possível estimar tempos face às múltiplas possibilidades de incidentes/anomalias.

Poderão ser necessárias calibrações e autenticações em diversos componentes.

A reparação poderá ser realizada em Portugal, quando necessária, num dos centros de reparação existentes.

3 – Número de centros disponíveis em Portugal com condições de realização do trabalho e técnicos com formação para intervir

Existe atualmente um centro autorizado de reparação, no Porto.

Estimamos estender esta abrangência a um segundo na zona de Lisboa ainda em 2020.

Os procedimentos obrigam a alargados conhecimentos de alta tensão, por técnicos habilitados pela marca.

Os componentes necessários à reparação têm de ser corretamente selecionados, pois existem diversos tipos de módulos.

A reparação só deverá ser efetuada num centro de reparação autorizado da marca.

4 – Comparação entre a troca/reparação profunda de um motor térmico e a troca/reparação de uma mecânica eletrificada

A reparação de um motor elétrico é mais simples do que a de um motor térmico. A reparação
de um motor elétrico não tem grande complexidade. Geralmente não se reparam, avariam raras
vezes, e nesses casos procede-se simplesmente à
sua substituição completa.

5 – Na manutenção preditiva, além dos consumíveis (filtro habitáculo, calços, pneus, escovas, lâmpadas…), qual o tipo de manutenção a que um carro elétrico é sujeito? No caso de um híbrido, além do inerente ao motor térmico, qual o tipo de manutenção realizada?

Não existe manutenção propriamente dita para veículos elétricos.

Quer nos EV, quer nos HEV e PHEV, é efetuada somente verificação da caixa DTC (procura por códigos de anomalias) e das ligações e cablagens de alta tensão (inspeção visual).

Poderá existir, no entanto, a necessidade de atualização de software em diversos componentes electrónicos, para melhoramento de performance, controlo e monitorização, pelo que se recomenda a realização de verificações anuais num serviço oficial da marca.

6 – Qual a avaria mais habitual num elétrico e num híbrido, incluindo a que possa ser atribuída a má condução, má manutenção, mau estado das condições de carga ou condições ambientais?

A fiabilidade dos componentes elétricos presentes num EV/Hibrido/PHEV é extremamente elevada e o número de viaturas da marca em circulação é ainda baixo, pelo que não existe histórico que permita classificar a ocorrência de avarias.

No entanto, a utilização de um sistema de carga que não cumpra com os requisitos poderá causar anomalias de custo extremo, bem como o desconhecimento e subsequente intervenção de técnicos não autorizados poderá causar danos graves e tem elevado risco de morte.

7 – Quanto pode custar a troca de bateria de um elétrico e de um híbrido?

A troca de uma bateira completa é uma operação classificada como rara e em condições muito
específicas de utilização ou de dano.

A acontecer, o mais expectável é a necessidade de módulos parciais com custos mais baixos e tempos de reparação menores.

Por nunca ter havido necessidade, a Hyundai não anuncia preço e lembra que as baterias de alta voltagem têm uma garantia de 8 anos/160.000 quilómetros.

SIGA AS LIGAÇÕES para ver as respostas de outras marcas: